Make your own free website on Tripod.com

Home

COVERÊNCIA NA MENTE DE DEUS | A MANIFESTAÇÃO DO FILHO DO HOMEM | VOCÊ É UM PASTOR AUTÔNOMO? | PROFECIA SOBRE O BRASIL | CHAMADA PARA CIMA | FALSAS DOUTRINAS | A RAINHA DO SUL | O FIM DE LAODICÉIA
ESTUDOS BÍBLICOS
VOCÊ É UM PASTOR AUTÔNOMO?

O Mensageiro enviado a Sétima Era da Igreja deixou bem claro em suas Mensagens de advertência que a Igreja é Soberana,cada Igreja local tem a sua soberania local, como parte do corpo de Cristo, um grupo de membros firmes na Palavra ao lado do seu pastor.

Será que as igrejas tem exercido sua soberania local? Os pastores se sentem independentes? Ou dependem de um maior para lhe dirigir?

Até que ponto a amizade, ou troca de favores (pessoais ou materiais) tem influenciado a ponto desta soberania da igreja local ter sido abalada?

o que segue é o pensamento de um irmão que não é desta Mensagem, mas que suas palavras deveriam ser consideradas por aqueles que se dizem seguidores da Mensagem precursora da Segunda Vinda de Cristo
===========================================================

AUTONOMIA DA IGREJA LOCAL
Atos 15 Autoriza Conferências de Igrejas?

A grande maioria das igrejas de hoje não se preocupa com a questão de independência (ou autonomia) de congregações. Com o mesmo fervor de expansão de empresas multinacionais, elas procuram crescimento à base de hierarquias internacionais.
Placas de igrejas incluem informações sobre ministérios e sedes. A idéia de criar e manter laços entre congregações é tão espalhada que poucos fazem a pergunta fundamental: donde veio tal sistema, "do céu ou dos homens?" (veja Mateus 21:23-27).
Um estudo do Novo Testamento mostra a independência de congregações.
Mesmo na época dos apóstolos, estes faziam questão de ensinar a importância de resolver os assuntos de uma igreja naquele grupo.
Convocaram a comunidade em Jerusalém para resolver o problema das viúvas (Atos 6:2-6).
Quando Deus quis encaminhar Barnabé e Saulo na sua primeira viagem evangelística, o Espírito Santo comunicou diretamente aos irmãos em Antioquia e estes o obedeceram (Atos 13:1-3).
Ao invés de pedir que os presbíteros de Jerusalém governassem as igrejas novas em outros lugares, Paulo e Barnabé promoveram a escolha de presbíteros "em cada igreja" (Atos 14:23). Paulo falou de presbíteros locais (Filipenses 1:1; Tito 1:5). Pedro disse aos presbíteros: "pastoreai o rebanho que há entre vós" (1 Pedro 5:1-3).
A independência de congregações se torna evidente, também, nas cartas às igrejas da Ásia em Apocalipse 2 e 3. Eram sete igrejas numa mesma região, mas as cartas revelam que cada uma tinha suas próprias características.
As cartas não sugerem uniformidade imposta por alguma hierarquia. Sete igrejas autônomas enfrentavam seus próprios desafios, algumas fazendo bem melhor do que outras.
Apesar de tantas evidências bíblicas, os homens continuam criando, mantendo e defendendo laços entre igrejas para manter uniformidade de doutrina e prática nas suas denominações.
Alguns, buscando desesperadamente algum tipo de apoio nas Escrituras, recorrem a Atos 15. Dizem que encontraram uma conferência com representantes de várias congregações estabelecendo uma doutrina uniforme para todas as igrejas.
Tal interpretação foge do contexto do problema em Atos 15. Leia o capítulo e observe estes fatos:
Œ A doutrina foi decidida por Deus, e os homens simplesmente discutiram e estudaram para chegar à verdade já revelada;
? O problema de falsa doutrina começou com evangelistas que saíram de Jerusalém, e foi corrigido na fonte;
Ž Irmãos de fora vieram para apresentar o problema e pedir esclarecimento, não para criar nenhum tipo de organização maior do que a congregação local;
? Sabendo que a doutrina errada foi espalhada, cartas foram enviadas para corrigir o erro.
Atos 15 não contradiz o padrão de autonomia de congregações locais encontrado no Novo Testamento. Não temos direito de criar ou manter organizações e hierarquias não autorizadas por Deus.
-por Dennis Allan
===========================================================

Em Breve deixaremos a disposição de todos os parágrafos da Mensagem que trata deste assunto

SE VOCÊ TEM ALGUM PARÁGRAFO SOBRE ESTE ASSUNTO, ME ENVIE POR E-MAIL

ENVIAR E-MAIL

TABERNÁCULO FÉ PERFEITA
Rua Laércio Ambrósio 201-Vassoura 1-Francisco Morato sp
cep 07950-050

JESUS CRISTO É O MESDMO ONTEM HOJE E ETERNAMENTE