Make your own free website on Tripod.com
Apocalipse quatro parte2
Estudos e Mensagens

Home

Apocalipse 4-parte I | Apocalipse quatro parte2 | O Terceiro êxodo | Um dos Homens mais insignificante | Porque é tão dificil viver uma vida cristã | Perg.e Resp.Sobre Gênesis | O SEGUNDO MILAGRE | tempo de decisão | EU RESTAURAREI | EU SEI | Israel em Cades-BarnÈia | A MARCA DA BESTA | Levantando-o e tirando-o da hitória | UM PROFETA ENVERGONHADO | REFLEXÕES WILLIAM BRANHAM | CONFERÊNCIA COM DEUS | DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR

APOCALIPSE, CAPÍTULO QUATRO - 2ª PARTE
Os Vinte e Quatro Anciãos

William M. Branham
01 de janeiro de 1961
Jeffersonville - Indiana - U.S.A.

Estou muito feliz de estar aqui novamente nesta manhã. Eu estava apenas pensando como esta neve. . . Agora, se estivéssemos no Colorado, esta neve seria bem fofa e macia, e seria mais ou menos 8º graus abaixo de zero. E você poderia [O irmão Branham faz a demonstração -- Ed.] soprar assim, e aquilo imediatamente viraria pó. E seria assim por todo o inverno. Mas agora, aqui, nisto, oh, como que uma zona intermediária entre as regiões, então agora ela fica bem molhada, dura e ruim, e parece que eu -- eu simplesmente gostaria de poder voar para o Arizona, e esperar que a primavera chegasse, e então voltar.

2 É assim que todos nós pegamos os resfriados, os gérmens e coisas agora estão no chão, e congelarão, e então descongelarão, e depois congelarão, e então descongelarão. E aquilo sobe e nós aspiramos, e ficamos com as gargantas inflamadas, dores de cabeça, e dores e mais dores. E, que coisa, que coisa, que tempo, que lugar.

Mas há uma terra além do rio,
Que chamamos doce e eterna,
E só poderemos alcançá-la através da fé;
Um a um entraremos por aquela porta,
Para habitar ali com o imortal,
Em algum dia eles tocarão aquelas campainhas de ouro
para ti e para mim.

3 Desse modo iremos para casa e permaneceremos então, não é? Este é o dia que estamos buscando.
4 Agora, ontem à noite, com certeza gostei daqueles sermões maravilhosos e coisas que ouvi de meus irmãos. Onde está Pat Tyler, está ele aqui nesta manhã? Pat, oh, eu não te vejo assentado ali tão grande como a vida e o dobro do natural. E -- e eu -- eu não te vejo assentado ali. A primeira vez que Pat -- ouvi Pat falar. Eu com certeza gostei; tenho certeza que todos nós gostamos.

5 E então o irmãozinho que deu aquele testemunho ardente de um sermão aqui que realmente soava como uma metralhadora atirando. Um irmão, eu o encontrei, de Ohio, está ele aqui nesta manhã, em algum lugar? O irmão Neville fez uma observação quanto a ele ser tão rápido no disparo.

6 Então o irmão J. T. Parnell. E -- e eu acho que eles nunca chegaram até o irmão Beeler e está ele, irmão Parnell, aqui? Irmão Parnell e irmão Beeler, eu não tenho certeza; eu acho que eu vi o irmão Beeler.

7 Estas luzes, isto é um. . . quando eles construírem um tabernáculo novo, eu espero que eles assentem esta coisa de modo diferente, um pouquinho diferente. Este é o nosso primeiro: em experiência. Então quando tivermos um novo, ora, queremos um pouquinho diferente disto; você não pode ver; eu gostaria que este tabernáculo fosse construido de modo inclinado para baixo assim, a audiência. Você está olhando diretamente para sua audiência o tempo todo. E então, especialmente nas reuniões de discernimento, você pode simplesmente ir ao redor (vêem?), apanhá-los ao redor, bem assim, de um lado para o outro. E então, mesmo se você tiver que ter uma pequena sacada projetada assim, é melhor.

8 Irmão Littlefield (se Billy estiver aqui) me ligou ontem à noite e ele está enviando as descrições daquele tabernáculo que eu dediquei ali, que os arquitetos. . . Irmão Wood, aquilo custou, eu creio, quinhentos dólares só para o arquiteto desenhá-lo. E ele -- ele está enviando aquilo com o preço e tudo mais de todo o material e todas as medidas e demais coisas que vão ali. E ele está enviando isto para nós, e deseja vir; e ele disse que iria ao pessoal da madeireira e assim por diante e veria se ele poderia chamá-los para fazer um -- um entalhe como eles fizeram no dele. É um lindo tabernáculo, não muito grande, mas é uma linda estrutura.

9 Então eu lhe disse, eu disse: “Eu -- eu darei aquilo para os administradores e diáconos tão logo que você o envie a Bill -- Billy e -- e então nós deixaremos que eles vejam a aprovação -- quanto eles têm que ter para começar sua construção.

10 Ele disse: “Quando você for fazer isso, eu virei, colocarei um par de macacões e simplesmente ficarei contigo durante aquele tempo.” E o irmão Littlefield é um homem muito hábil, cortês, muito bom.
11 Agora, estão todos vocês se sentindo bem para começar um novo ano agora? Amém. Entrar no ano novo. Vamos começá-lo corretamente, servindo ao Senhor. Quantos levantaram nesta manhã e agradeceram a Ele pelo velho ano, e tudo aquilo que ele significou, e pediram para que Ele esquecesse o passado? Assim, fizemos isto ao lado da cama quando levantamos, e então chegamos até à mesa onde geralmente há um pequeno altar familiar, eles se reúnem ao redor da mesa e oramos. . .

12 E então sempre tentamos fazer disso um hábito de orar à noite antes de irmos para cama. Eu faço isto desde quando me converti. Eu levanto de manhã, e está muito escuro e muita neblina para eu andar; eu -- eu não sei para onde estou indo. Mas se eu simplesmente Lhe pedir para tomar minha mão e me guiar através do dia. . .

13 Então recordo, do outro lado da rua aqui, quando eu era penas um jovem, e Billy Paul tinha apenas três anos de idade ou quatro, e morávamos bem do outro lado da rua. E certa noite ele queria beber água, e ficava fora na cozinha, a caneca e o balde. E eu disse. . . Oh, eu estava tão cansado, eu havia trabalhado duro o dia todo e pregado a metade da noite. E -- e ele disse: “Papai, eu -- eu quero água.”

14 E eu disse: “Billy, simplesmente vá até a cozinha ali; está em cima da mesinha.” Eu disse. . .

15 Ele levantou, e esfregou seus olhos, e olhou ali. Ele disse: “Papai, eu estou com medo de ir.” Vêem?

16 E eu disse: “Bem, isto. . . Tudo bem.” Eu disse: “Simplesmente vá querido
e beba um golinho. Papai está tão cansado.” Apenas uma pequena distância, mais ou menos até aquela janela. . .

17 E ele -- ele disse: “Mas eu estou com medo de ir, papai.” Vêem?

18 Bem, eu levantei com o sujeitinho. E levantou e segurou a minha mão, e foi uma boa coisa; ele não tinha andado quatro ou cinco passos até ele alcançar um tapete onde Meda havia encerado o chão, e um pedaço de linóleo, e vocês sabem como é aquilo, e ele simplesmente levou um escorregão, mas eu estava segurando a sua mão, e então ele simplesmente me segurou com força. E então eu fiquei parado ali um pouquinho e pensei: “Deus, isto é certo.” Vêem? “Eu não quero dar nenhum passo sem que Tu segures minha mão, porque eu não sei quando posso escorregar.” Vê você? “Contanto que eu possa sentir a Tua grande, poderosa mão agarrar a minha, eu sei que Tu me segurarás a tempo. . .” Vêem?
19 Então eu -- eu tento fazer disto um hábito, em -- em manter minha mão na Sua. E às vezes faço coisas que parecem ridículas do meu próprio modo de ver, coisas tais que parecem tão incomuns à mente humana; mas se deixo aqui de lado, eu descubro que esta era a única coisa que podia ser feita para estar correto.

20 Vocês sabem, as coisas que não parecem corretas aqui, se Deus te guia para elas, elas estarão corretas aqui em algum lugar (vê você?), porque Ele sabe como guiar. Então vendo que Ele é toda nossa suficiente graça, e que tudo que nós precisamos ou ansiamos está Nele, então vamos colocar de lado tudo mais, exceto Ele, e segurarmos na mão imutável de Deus.

21 Costumávamos cantar um hino aqui; não o tenho ouvido e cantado por muito tempo. Agora, eu não posso cantar e a. . . eu acho que não há estranhos conosco. Então eu. . . Esta é a razão pela qual eu tento estes pequenos cânticos, vocês sabem, porque eu simplesmente amo isto. E Gene, se você deixar isto sair naquela fita para o público. . . Costumava cantar uma pequena canção aqui:

O tempo está cheio de mudanças repentinas.
Nada na terra imóvel -- imóvel ficará de pé.
Construa suas esperanças nas coisas eternas,
Segure na mão imutável de Deus!

22 Quantos já ouviram este hino? Oh, eu o amo, vocês não amam? Vamos
tentar um verso dele:
Segure na mão imutável de Deus!
Segure na mão imutável de Deus!
Construa suas esperanças nas coisas Eternas,

Segure na mão imutável de Deus!

23 Vamos tentar um verso:

Quando nossa jornada se completar,
E a Deus tivermos sido verdadeiros,
Límpido e resplandecente seu lar na Glória,

Sua alma raptada verá!
Segure na mão imutável de Deus!
Segure na mão imutável de Deus!
Construa suas esperanças nas coisas Eternas,

Segure na mão imutável de Deus!
24 Vamos ficar de pé agora só para um minuto de oração, por gentileza, enquanto levantamos uma de nossas mãos para Deus e cantemos isto novamente:

Segure na mão imutável de Deus!
Segure na mão imutável de Deus!
Construa suas esperanças nas coisas Eternas,
Segure na mão imutável de Deus!
[O irmão Branham sussurra -- Ed.]

. . . não cobice as vãs riquezas do mundo,
Que rapidamente se decompõem,
Construa suas esperanças nas coisas Eternas,
Elas nunca passarão!

25 Pai Celestial, enquanto estamos de pé, Senhor, oh, eu simplesmente amo cantar estes velhos hinos; eles entram lá no fundo da parte interior de nosso coração e trazem para fora a expressão do nosso amor a Ti, o Deus vivo. E enquanto levantamos nossas mãos, Senhor, nesta manhã, foi uma pequena lembrança daquele: “Segure nossas mãos, Senhor.” Eu estava falando a respeito de Billy Paul, como ele agarrou minha mão; ele teria caído se eu não o estivesse segurando. E, ó Deus, quantas vezes nós teríamos caído se Tu não estivesse segurando nossa mão. Pensando como ele, sem mãe, como um pequeno bebê. . . e como que -- como que através da vida, os caminhos que ele tinha tomado, teria sido morto há muito tempo atrás, mas ali houve uma grande mão que pôde alcançar onde a minha não podia alcançar e segurar. Agora, estamos muito agradecidos por isto.

26 Muito feliz por saber, Senhor, que quando sentirmos nossa alma separando deste corpo, que ali ainda tem uma Mão que pode ser estendida e que pode segurar, que nos guiará até o outro lado do rio. Nós Te agradecemos por estas coisas, esta segurança, esta bendita segurança que temos, uma Âncora da alma que nos mantém firmes enquanto estamos andando nesta jornada ou navegando através do mar solene da vida.

27 E oramos, Pai, pois como o poeta disse: “O abandonado, e o náufrago irmão, vendo nossa segurança (no barco), vendo isto, recobrará o ânimo novamente, ou criará coragem de novo e tentará novamente,” sabe que o Deus todo suficiente, se tropeçarmos ou cairmos, Sua grande mão está ali para nos ajudar; Sua graça é suficiente.

28 Agora, oramos, Deus, para que nós, nesta manhã possamos começar o ano novo com hinos, e cantando, e regozijando, e sabendo que Deus nos guiará através da jornada da vida e além do rio da morte para aquela terra prometida. Nossos olhos olham além do volume torrencial do Jordão nesta manhã onde os campos de -- de trevo e os campos de sempre-vivas estão crescendo. E oramos, Deus, que nossas almas captem aquela visão e nunca a percam. Um dia quando tivermos que descer através daquele rio onde ela atravessa, ora, como Elias no passado, o manto de Deus ferirá as correntes da morte e passaremos por cima sem nenhum temor. Conceda isto, Senhor.

29 Ajude-nos enquanto nos aproximamos de Tua Palavra. Ó Senhor, eu oro para que o Teu Espírito Santo unja estas palavras. E com certeza somos insuficientes para ensiná-las, não sendo um mestre. Sabemos que a única maneira pela qual nós seremos capazes de saber, é que aquele grande Mestre Principal venha e tome Seu -- Seu lugar de morada nos nossos corações, e -- e subjugue nossas mentes de tal forma, e nossos pensamentos, até que nós -- Ele interprete as Santas Escrituras para nós. Estamos solenemente dependendo disto. Pense nisto, Deus.

30 Oh, quão maravilhoso um Pai vivo como aquele, que era desde -- que é o próprio nascimento da eternidade, que desceria a seres mortais e nos auxiliaria, e traria a Sua Palavra e A colocaria nas nossas bocas e corações e ouvidos para que pudéssemos ouvi-La e vivermos, para nos redimir de uma maldição que nada tínhamos a ver com ela, Pai, porque isto foi feito através da raça humana e somos os rebentos da -- daquele primeiro casal. E nascemos em pecado, formados em iniquidade. Mas o Deus justo e vivo sabia que nós não tínhamos nada a ver com aquilo, mas fez uma válvula de escape e nos deu o privilégio de vir. Quão felizes estamos por termos vindo à casa do Pai.

31 Oramos agora para que Tu abençoes a igreja aqui, irmão Neville, nosso -- nosso corajoso pastor, o Teu humilde servo. Oramos por nossos diáconos e nossos administradores, para que Tu lhes dês o maior ano que eles já tiveram. Conceda-o, Senhor. Dê-lhes vida longa. Fortaleça-os, Senhor; eles são Teus servos. Que eles possam sempre estar corajosos no seu posto do dever. Abençoe o laico, os -- os membros, Teus queridos amados filhos que vieram a esta casa. Deus, nós requeremos a alma de cada um daqueles que atravessaram a soleira desta casa. Nós os requeremos para Ti, Senhor. Ajuda-nos a ser ministros que trazem a Palavra de forma tão simples e tão verdadeira através do Espírito Santo, para que eles desejem ser como Tu, Senhor. Conceda-o. Cure o enfermo e aflito que entrar. E todos ao redor do mundo, conceda isto em cada casa de Deus.

32 Finalmente, quando Tu terminares, Senhor, que possamos entrar em Teus portais, assentar à mesa de boas vindas de Deus, e comer e viver juntos através de eras sem cessar. Até então, que possamos ter saúde, e força, alegria, felicidade, poder, e vigor, e as bênçãos do Espírito Santo para nos guiar. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém. (Podeis vos assentar.)

33 Apreciei aquele excelente musical nesta manhã. E cheguei em tempo, conversando com meu bom amigo, irmão Skagg, e -- e o irmão Gene ali atrás, e o outro irmão na -- na porta, até que acabei ouvindo parte disto, mas estava saindo muito bonito pelo gravador.

34 Quantos estão gostando de Revelações? Tudo bem? Eu creio que todos como minha garotinha, Sara, ali atrás; tem se tornado “revoluções” para mim; é apenas -- são apenas revoluções acontecendo e acontecendo. Você sabe, eu gostaria que tivéssemos agora até por volta de março ou abril, apenas colocar uma grande lona ali atrás e vir durante o dia e desenhar aquelas figuras e todo o gráfico, e apenas levantá-los para cima e para baixo assim como as cortinas de uma janela, você sabe, como eu sempre sonhei em ter um grande tabernáculo em algum lugar onde eu pudesse levantar e abaixar este gráfico, e andar pela plataforma; e as revelações e as interpretações que o Senhor me tivesse dado, e tomar uma vareta e começar por ali e trazer estas eras. Então quando terminássemos com aquilo, levantaríamos aquela, abaixaríamos a outra assim e começaríamos naquela, e ensinaríamos através daquilo. Oh, aquilo seria simplesmente um pequeno céu, não seria? Seria por todo o inverno, estabeleceríamos isto com o Senhor. . .

35 Tão bom é estar sozinho com Ele. Você sabe, costumávamos cantar um hino: “Há momentos que quero estar totalmente a sós com Cristo, o meu Senhor; eu posso Lhe contar todos os meus problemas sozinho.” Vejam, esta é a maneira para receber. Eles costumavam cantar. . . Roy Davis costumava cantar um pequeno hino: “Longe, Quieto e Orando com Jesus.” Tudo simplesmente aponta. . . Tudo que você pode olhar, sempre cai diretamente na direção de Jesus Cristo, não é mesmo?

36 Agora, nas eras da igreja da qual falamos nos últimos oito dias de reunião. . . Então ontem à noite eu acho que chegamos no segundo versículo do capítulo 4 de Apocalipse. E suponho que todos vocês estiveram aqui ontem à noite para -- para obter isto. E então eu -- talvez se eu descer um versículo ou dois deles nesta manhã, e. . . Ou até onde o Senhor dirigir, eu não sei. Eu desci até o sexto ou sétimo versículo aqui, apenas pequenos contextos anotados onde eu posso voltar em diferentes partes das Escrituras e extrair aquelas coisas, e onde eu estudei ontem.

37 E agora, descobrimos, paramos ontem à noite, eu creio, no segundo versículo, começando com o versículo 3, eu acho que foi. E apenas deixamos como “A voz da trombeta.” Não foi isto correto? O som da voz. . . Deixe-me ler tudo para podermos voltar agora:

Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era. . . na aparência, semelhante a. . . pedra de jaspe e. . . e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono e era semelhante a esmeralda.

38 Agora, esta linda, oh, linda lição. . . E nesta manhã, pouco antes de eu descer, eu desci aqui no versículo 6; eu pensei: “Oh, que coisa, eu não posso passar por isto, porque há algo aqui neste versículo 6 que eu quero que todas as pessoas ouçam atentamente, quando chegarmos nestes animais.” As diferentes definições destas bestas aqui, olhando de volta ao original, uma é um tipo de besta, e as outras quatro bestas são de outro. Uma é uma classe de animal , no grego, como “animais selvagens.” Este outro não está traduzido direito no King James, pois não são bestas, são Criaturas viventes. E como estas Criaturas, o que elas eram, não era humano nem mesmo um Anjo. Então eram Criaturas viventes, e como tinham quatro faces e quatro. . . Oh, que coisa, trazemos isto diretamente ao Evangelho, e trazemos diretamente de volta e o colocamos hoje tão perfeito como aqui. E, recordem, quatro é um número terreno. Vêem? E é simplesmente uma linda lição ali, e então eu -- tenho quase certeza que não entraremos naquilo, eu -- talvez entraremos. Mas é muito bonito.

39 Então, o Senhor permitindo, então se estivermos por aqui, talvez no próximo domingo poderemos tentar isso novamente: tentar para ver se podemos terminar com este capítulo 4 antes de irmos embora. Nós não sabemos exatamente ainda onde será o começo.

40 Agora, descobrimos aquilo depois -- depois destas coisas. “Depois” significa que “depois que as eras da igreja cessaram.”

41 Então João foi convocado para subir mais alto: “Suba mais alto,” que significa: “suba aqui.” Ele lhe mostrou tudo que iria acontecer no mundo na -- na era da igreja. Então depois que as eras da igreja terminaram, encontramos então que João era um tipo de cada verdadeiro crente que será convocado para o alto por Cristo. É correto? Convocado: “Suba mais alto.” 42 E descobrimos que a Voz que falou com ele era a Voz de uma trombeta, clara, distintamente, e era a mesma Voz que falou com ele aqui na terra. Vejam, enquanto Ele estava no meio dos sete castiçais de ouro, de onde -- Ele falava. Oh, eu gosto disto: “Falando dos castiçais.” Vejam, Ele estava nos castiçais, falando deles para Sua igreja. Então quando as eras da igreja cessaram, Ele deixou a terra e subiu aos céus e chamou Consigo Seus redimidos. Oh, não é isto lindo? Eu -- eu. . . Oh, isto simplesmente faz com que meu coração estremeça.

43 E recordem, enquanto trazemos estas coisas, eu gostaria que especialmente os novos convertidos como a irmã Ina aqui, e Ina, ou melhor, e o seu esposo, e Rodney e sua esposa, e Charlie e outros, compreendam que estas coisas, e muitos de vocês novatos que acabaram de chegar para o Senhor, que não têm percorrido todo o curso do caminho ainda, apenas provaram e viram que Ele é bom e gracioso. . . Agora, observem isto, que estas coisas que estamos falando, o que estamos tentando fazer é estabelecer sua fé, que quando Deus diz qualquer coisa isto tem que acontecer. Isto simplesmente não falha. Não importa. . . isto pode parecer estar a um milhão de milhas e que nunca poderá acontecer, mas Deus moverá isto ao redor e o fará acontecer. Ele faz isto para te testar.

44 Veja o que Ele disse para Abraão: “Leve teu filho ali em cima no topo daquela colina e mate-o,” depois dele ter esperado por ele vinte e cinco anos. E ele disse: “Leve-o até aqui em cima e mate-o.” Como. . . “Eu te farei pai das nações.”

45 E Abraão, com cem anos de idade, sua esposa, noventa; e seu único filho. . . Abraão estava com cerca de cento e quinze então. Assim ele disse: “Como vai ser? Como -- como pode isto ser? Se eu, um velho homem, tão velho como estou, e esperei por vinte e cinco anos. . . Tu me deste a promessa aos setenta e cinco, e aqui estou com cem. E Sara tinha sessenta e cinco, e agora ela está com noventa. Como? Depois de termos tido este bebê. . . E Tu me disseste lá atrás, há vinte e cinco anos atrás quando eu estava com setenta e cinco anos de idade, que eu teria o bebê depois de viver com Sara por todos estes anos; eu era estéril e ela não era fértil. E então agora? Não obstante, Tu me fizeste fértil e a fizeste fecunda, e então veio e nos deu este bebê. E nós o criamos aqui até os quinze anos, e através deste filho Tu disseste que Tu abençoarias os gentios e cada nação no mundo, e me faria pai mesmo dos gentios, me faria um pai. . . Então nas eras que hão de vir, Senhor, que Tu me farias o pai de cada nação sob os céus através deste filho. E através deste filho viria um Redentor e através daquele Redentor redimirias toda a raça humana. Como Tu farás isto, Senhor?” Esse não era o pensamento de Abraão; essa não era a indagação de Abraão. Obediência. Não disse: “Como Tu farás isto?” 46 “Não é da minha conta. Tu disseste isto, então sei que Tuas Palavras são corretas. Se Tu pudeste guardar Tua Palavra para mim e pudeste me mostrar que quando eu estava com setenta e cinco anos de idade, quando Tu me chamaste e disseste: ‘Separe-te e peregrine numa terra estranha,’ tenho estado nesta terra por vinte e cinco anos. Resta, um velho, vivendo com uma esposa com a qual eu tenho vivido desde que ela era uma garota,” era sua meio irmã. “E então eu. . . todo este tempo. . . E Tu me deste este bebê que Tu prometeste; eu o recebi como um dentre os mortos. E se Tu dizes para matá- lo, Tu és capaz de levantá-lo dos mortos novamente.” Oh, que coisa. Está é a forma; é isto. E Ele o fez.

47 E tão logo que ele obedeceu a Deus em plenitude, afastou o cabelo de Isaque de sua face, levantou o cutelo para matar o -- seu próprio filho, seu filho unigênito, Deus estava exibindo um modelo, nos mostrando. Para que Ele fez aquilo? Ele não tinha que fazê-lo. Mas Ele o fez para que você e eu, para que pudéssemos olhar nestas coisas neste terrível dia de trevas onde o coração dos homens estão tão cheios do mal, para que pudéssemos saber que Deus guarda a Sua promessa. Não importa quão insuficiente isto pareça ser, quão impossível isto possa ser, Deus continua sendo Deus e Ele guarda cada promessa que Ele fez.

48 Isto é o que estou tentando dizer para você quando estabelecemos – nos colocamos aqui em um culto de cura. De pé aqui e você diz: “Estou doente.” E você. . . Não há dúvida; você está doente. Mas Deus guarda a sua promessa. Então Ele descerá. Agora, veja, Ele fez uma expiação aqui, para que Ele -- para que Ele pudesse te curar. Isto é o que Ele tem feito. Agora, a única coisa que Ele te pede para fazer é crer nisso, sustentar isso exatamente como Abraão sustentou.

49 “Bem, o médico diz que eu -- vou viver só mais um dia.”

50 Não me importa. Tudo bem; isto é tudo que o homem sabe; este é o melhor que ele sabe. Como iria Abraão receber este filho depois dele já tê-lo colocado ali em cima, e a Palavra de Deus lhe dizer: “Vá, mate o garoto.” Como ele ia fazer? Esta não é a questão. Deus disse faça isto e pronto. “Como eu posso ser curado quando o médico diz que eu não posso ficar bem?” Eu. . . Isso não é comigo -- questionar; é tomar a Palavra de Deus. E tão logo que aquilo é revelado a você que você ficará bem, então você -- você apenas lembre que você ficará bem. Não há nada que possa te impedir disto. Isto é correto. Vêem?

51 Então Abraão totalmente em obediência. . . Como Ele ia fazer aquilo? No último momento, os últimos cinco minutos chegaram, os últimos três minutos, os últimos dois minutos, o último minuto, os últimos trinta segundos, o último segundo chegou, quando a mão já estava levantada para tirar a vida do rapaz, Deus disse: “Pare aí mesmo. Pare aí mesmo. Vê? Eu vejo que você realmente confia em Mim. Agora, eu só fiz isto, Abraão, foi para mostrar ao Tabernáculo Branham nos dias vindouros (Vêem?), de que vai -- que eles devem confiar em Mim. Eles não devem de forma alguma duvidar de Mim. Confiar em Mim.”

52 E mais ou menos naquela hora, ele. . . aqui estava um sacrifício; ele nunca o fez em vão. Não, ele não o fez em vão, pois logo então um -- um cordeiro baliu, um carneirinho havia se engarranchado no mato ali pelos chifres. E quantas vezes nós passamos através disto? Como aquele carneiro chegou ali? Como, através de todos aqueles animais selvagens? Cem milhas longe da civilização, entre leões, chacais, lobos, todos os tipos selvagens ali atrás, distante lá em cima no topo da montanha onde não havia água nem grama, o que ele estava fazendo ali? Deus o criou, o colocou ali.

53 E para vê-Lo em nossos dias em que estamos vivendo. . . Agora, nesta manhã terei que fazer uma porção -- coisas pessoais para dizer, para juntar o que eu quero dizer. Isto é porque estou voltando com isto da maneira que estou, antes que eu comece nisto. Eu quero que você compreenda que estas coisas que parecem pessoais, não são pessoais. Elas são trazidas apenas para dar a você um exemplo de que a sua fé pode descansar solenemente na fé que está em Cristo, que você pode repousar sobre Sua promessa. Porque Deus guarda sua promessa tão perfeitamente o quanto Ele pode, nos mostrando agora.

54 E veja aquele mesmo Jeová Jire, como Abraão O chamou, que em hebraico significa: “Deus proverá para Si Mesmo um sacrifício.” . . .Deus pode fazer isso. Ele fez Seu caminho. Se Ele diz. . . Ele disse a Noé. . .

55 Você diz: “Bem, aquilo foi só com Abraão.” Não. Ele disse através de todas as eras, e Ele continua dizendo.

56 Ele disse a Noé lá atrás, enquanto estamos entrando nesta manhã: “Vai chover.” Ora, não havia -- não havia nenhuma nuvem no céu. A maior corrente de água era um braço de rio através do qual Deus irrigava a terra, uma pequena fonte em algum lugar. Esta era a maior corrente de água que existia.

57 Agora, as pessoas diziam: “Como no mundo vai cair alguma água lá de cima? Mostre-me onde ela está lá em cima com todo aquele sol quente (Vêem?), se houver alguma lá em cima.” “Se Deus disse para construir uma arca, que isto estaria vindo, é minha obrigação construir a arca e preparar, porque está vindo. Ele é Jeová Jire; Ele pode prover água ali de cima.” 58 E a única coisa que Ele fez foi permitir que os homens tolos, homens imbecis, agissem exatamente com sua ciência, para fazer acontecer o que Ele sabia que viria. Deus nunca destruiu o mundo; o homem destrói o mundo. Deus não destrói nada; Deus tenta preservar tudo. O homem destrói a si mesmo através do seu conhecimento, como ele fez no jardim do Eden, na árvore, e assim por diante. E então algum fanático pega algum poder atômico em algum lugar que. . . Eles o tinham.

59 Eles -- eles podiam trabalhar com isto então, porque eles podiam fazer coisas então com aquilo que nunca aprendemos ainda. Não estamos tão adiantados assim. Talvez leve três ou quatro anos ainda, ou mais, antes que possamos fazer isto, fazer o que eles fizeram.

60 Eles construíram as pirâmides e a esfinge e coisas assim. Nunca poderíamos fazer aquilo. Não poderíamos reproduzir aquilo; não há maneira para fazermos aquilo, a não ser que tenhamos o poder atômico. O poder da gasolina, o poder elétrico, não levantaria nenhuma daquelas grandes pedras; não a moveria do chão. E algumas delas são da altura da quadra de uma cidade, levantada no ar, e pesando um bilhão de toneladas. Como eles as colocaram ali em cima? Vejam, eles sabiam.

61 E eles perderam aquilo; alguém deixou uma daquelas bombas atômicas voar para a tela de algum outro, lá atrás nos dias, porque: “Como foi nos dias de Noé,” como foi, aquele tipo de civilização, aquele tipo de pessoas inteligentes. “Como foi nos dias de Noé, assim também será, assim também será na vinda do Filho do homem,” uma repetição do que foi. Vêem?

62 Aqui há não muito tempo atrás eles desenterraram um moderno sistema hidráulico, foi lá embaixo -- lá embaixo no México de antes da inundação ante- diluviana. Vocês viram isto no jornal. Aquele é um sistema hidráulico moderno exatamente como temos agora, aquilo afundou tão profundamente no chão; alguma coisa atômica tampou aquilo. Ela simplesmente explodiu e cobriu tudo assim. Vêem?

63 Agora, “como foi nos dias de Noé,” homens inteligentes, homens sábios com seus poderes atômicos e tudo, eles podiam construir pirâmides e esfinges e assim por diante. “Como foi naquele dia, assim também será.” Mas as obras seriam encurtadas neste dia, porque haverá um rapto de pessoas que serão tiradas. Como Enoque, haverá pessoas que serão transportadas. Estamos naquela classe nesta manhã, as pessoas que serão transportadas como foi Noé através do dilúvio. 64 Mas recordem, antes. . . Não esqueça isto. Antes mesmo de uma só gota de chuva cair, antes de haver uma só coisa no céu, antes de Noé mesmo -- mesmo ter completado a arca, Enoque foi levado para casa. Enoque foi raptado sem a morte, simplesmente começou a andar um dia, e -- e ele -- a gravidade perdeu sua força sobre ele. E ele sentiu o pé um pouquinho mais alto, e outro pé um pouquinho mais alto, e o outro pé um pouquinho mais alto, e a primeira coisa você sabe, ele disse: “Adeus, mundo,” simplesmente subiu em direção à Glória.

65 E quando Noé olhou ao redor e não pôde encontrar Enoque em nenhum lugar, ele olhou ao redor, e ele não sabia para onde Enoque havia ido, então ele disse: “Agora é hora de começar construir.” Vêem? E ele começou a trabalhar na arca para levar o remanescente.

66 Esta é a mesma coisa que acontece bem aqui. A Igreja foi levantada ao céu e João agora é trazido com ela como um tipo do ressurreto, como nós tomamos isto ontem à noite. E descobrimos que esta mesma Voz que o convocou para olhar lá atrás na terra, foi a mesma Voz que o convocou para subir.

67 Oh, cada cristão. A própria voz, Charlie, que te convocou um dia ali embaixo em Kentucky, para voltar, é a mesma voz que te convocará: “Suba.” Não está você feliz por isto, irmão Evans? A voz que disse: “Volte,” é a mesma Voz que disse: “Suba.” Oh, que coisa. Ali, que convocações. Que realidade clara, distinta como uma trombeta: “Volte; sirva-Me. Suba até onde estou.”

68 Ali os vemos representando aqueles que morreram, Moisés para representar os santos mortos, ressuscitados. Elias, com seu grupo no último dia, com todo o seu grupo raptado ali de pé diante do Senhor Jesus. João revelou aquilo. . . Jesus lhes disse que ele não morreria; o que lhes importaria se ele vivesse até que ele visse Sua vinda? E os discípulos fizeram disto um dito.

69 Oh, eu gostaria de entrar bem, bem fundo agora mesmo por alguns minutos para a igreja. Todos sabem. . . E cada um vive uma -- uma vida particular com Deus. É uma questão individual, coisas do Espírito que te levam a lugares que você não ousaria nem mesmo falar dele.

70 Tenho observado isto no meu próprio pequeno, humilde ministério, que muitas vezes eu digo algo e não sei porque disse aquilo, não parece correto (mesmo assim alguém dirá algo), mas eu observo e aquela coisa vem tão perfeitamente ao redor daquilo quanto possa vir. Deus a faz acontecer. Quando eu simplesmente desejo dizer algo, eu digo: “Bem, agora, espere um minuto. Aquele sujeito, fulano de tal, isto aconteceu aqui agora que -- que apenas tem que ser daquela maneira.” Bem, realmente, eu -- eu não sei porque eu disse aquilo. E a primeira coisa que você sabe, Deus faz isto simplesmente daquela maneira. 71 Agora, quando estes discípulos haviam dito: “Oh, Jesus disse que este homem não morrerá.” Jesus nunca disse isto.

Jesus disse: “Que lhes importa se Eu quero que ele viva até que Eu venha?”

72 Mas ao ver os discípulos fazendo daquilo um dito, então, Jesus abaixou, e tomou João, e o levou para cima e o deixou ver o ensaio de toda a coisa, ver o ensaio da vinda do Senhor. João viu a Igreja; ele viu o fim da era da igreja. Ele viu o fim dos judeus; ele viu a segunda vinda. Ele viu toda a ordem.

73 E veja o que Deus teve que fazer: fervê-lo em azeite por cerca de vinte e quatro horas lá embaixo para lhes mostrar que ele era Divino, que o Divino Espírito havia ungido a -- a essência (aquele exterior, a essência, ou seja o que for que você chama isto, a carne humana), estava tão divinamente infundido nele até o ponto em que o azeite no qual o estavam fervendo por vinte e quatro horas nem mesmo o queimou. Tentar fever um homem para tirar dele o Espírito Santo, você não pode fazer isto. Então o colocaram lá na ilha de Patmos e ele escreveu o Livro, e voltou e pregou por vários anos. Vêem?

74 Naturalmente, agora, ele teve que carregar um nome ruim: “Ele era um adivinhador; ele era um feiticeiro.” Quantos sabem que João foi chamado de feiticeiro? Absolutamente. Jesus também foi chamado. Vêem? Vejam, o mundo não conhece nada a respeito destas coisas. “Ele era um leitor de mente.” Vêem? Eles diziam que ele era um feiticeiro e tanto, que havia até mesmo enfeitiçado aquele azeite, que o azeite não pôde queimá-lo porque ele o havia enfeitiçado, simplesmente porque ele não concordava com suas idéias católicas. Aquilo era tudo.

75 Ele era um servo de Deus que -- humilde, tinha uma pequena missão ali embaixo que ele mantinha. Ele não tolerava aquelas grandes velhas coisas, e então Deus apenas o manteve e o preservou. O mesmo Ele fez a São Martin e Irineu, e todos através das eras. E Ele está fazendo a mesma coisa hoje, vindo diretamente.

76 Agora, não se esqueça disto, que Deus prometeu grandes abalos e grandes e poderosas obras. Agora, escreva isto em suas anotações que vocês estão fazendo (vejam, vêem?), pois o que o homem chama de poderoso e grande, Deus chama de tolice. E o que o homem chama de tolice, Deus chama de grande. Não se esqueça disto (vêem?); não se esqueçam disto. Isso te ajudará através dos anos vindouros, porque nós estamos esperando por algo maior o tempo todo. E estamos recebendo mais o tempo todo, mas as pessoas do mundo não sabem disto. Nem mesmo sabiam elas nos dias de Noé; nem mesmo sabiam elas nos dias de João, nos dias de Jesus, nos dias dos apóstolos, nos dias de Irineu, quaisquer destes dias; eles nunca souberam disto.

77 Mesmo Joana D’arc, ela era uma santa, uma pequena mulher. Quando ela não era nada a não ser uma garota, Deus falou a ela em visões, e um Anjo conversou com ela. Você sabe o que a igreja católica disse? “Ela é uma feiticeira.” E eles a colocaram em uma estaca e a queimaram até a morte, os sacerdotes católicos o fizeram: a mataram, a sentenciaram à morte como uma bruxa; e Joana D’arc morreu como uma bruxa. Cerca de duzentos anos mais tarde, eles descobriram que ela não era um bruxa; ela era uma -- uma discípula de Cristo.

78 Eles fizeram a mesma coisa com todos os santos. Jesus disse: “Quais que vossos pais não perseguiram? Quais dos profetas que vieram que eles não recusaram? Disse: “Vós paredes branqueadas.” Disse: “Vocês -- vocês foram e -- e colocaram adornos sobre as tumbas dos profetas, e foram vocês mesmos que os colocaram lá dentro.” Hum. Que coisa, que coisa! Vêem? Ele não os poupou de nenhum soco. (Vêem?); Ele apenas lhes disse.

79 “Raça de víboras,” disse João: “Quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Não comecem a dizer que têm Abraão por pai, ‘pertencemos a uma determinada, grande organização.’”

“Você é um cristão?”

80 “Oh, eu sou um metodista. Sou presbiteriano. Sou pentecostal.” Isso não é isto de modo algum. Aquilo não foi nada mais do que -- do que -- do que -- do que -- do que o brilho do sol faz com a neve. Vêem? Não tem nada a ver com isto. Se você é um cristão, você é um servo de Deus, nascido de novo.

81 Agora, agora, quando João chegou, tivemos isto ontem à noite. Agora, recordem, quando você chega a este -- para o contexto da coisa, eu -- eu lhes disse então. Recordem, o mundo está tendo o mais forte abalo que já teve até agora, o mundo da igreja.

82 Agora, recordem, não é de duvidar que nos dias de -- de João, nos dias de Jesus, havia grandes festivais e grandes oradores naqueles dias, grandes homens intelectuais; eles atraíam dezenas de milhares vezes milhares de pessoas. O que Caifás faria se ele convocasse uma -- uma reunião juntos? Ele traria toda Jerusalém; ele reuniria todo Israel de um lado a outro. Alguém disse: “Oh, agora, se Caifás disser certas e certas coisas, isto será grande. Oh, você crê nas Escrituras, rabino, reverendo, doutor, bispo? Vocês crêem nas Escrituras?”

“Com certeza, eu creio nas Escrituras; sou um estudante exemplar.” 83 “Correto. Agora, a Bíblia diz aqui que chegará o tempo que haverá um -- um. . . Todos os montes pularão como carneirinhos; todas as folhas baterão palmas; e todos os lugares altos serão aplainados; e todos os lugares baixos serão levantados e elevados. E isto será feito através da voz de um que clama no deserto. Você crê nisto, rabino, reverendo, doutor, pastor?”
“Claro, eu creio nisto,”
“Como isto acontecerá?”

84 “Oh, Deus enviará um homem poderoso na terra um dia. Oh, ele será grande. Ele será a voz do que clama no deserto; oh, ele precursará a vinda do Messias. E quando ele vier, não há nenhuma dúvida em minha mente de que ele descerá do céu e descerá até o templo. Ele descerá até aqui no templo, e dirá: ‘Agora, vamos pegar todos os romanos e espancá-los até a morte. Isto é tudo. Nós vamos derrotar todos os romanos.’ E -- e então ele dirá: ‘Desça, Messias.’ E o Messias descerá, e vamos transformar todas as nossas foices -- ou nossas espadas em relhas de arado e podões, e não haverá mais guerras.” Hum-hum, esta é a interpretação deles.

85 Mas o que aconteceu quando isto chegou? O que sucedeu? Não houve nenhum espetáculo no céu. Ora, eles nunca viram. Houve um, mas eles não o viram. Eles não o viram. Vêem? Quando foi que todos os montes pularam como carneirinhos? Quando foi que todos os lugares altos se tornaram baixos e os lugares baixos se elevaram? Um velho pregador de face peluda veio andando do deserto e não sabia nem mesmo o seu abc. De acordo com a história ele foi para o deserto aos nove anos e não apareceu de novo até que ele estivesse com trinta. Ele vivia de locustas e mel silvestre. Locustas são gafanhotos, aqueles gafanhotos compridos.

86 Eles os comem o tempo todo. Bem, você pode comprá-los bem aqui no. . .Não acho que é ruim, porque você pode comprá-los bem aqui no supermercado se você os quiser, abelhões, abelhas domésticas, gafanhotos, cascavéis, seja o que você quiser. Vêem?

87 Então ele vivia de gafanhoto e de mel silvestre. Que dieta. Mas ele foi guardado pelo poder de Deus. Ele não estava vestido com seu colarinho virado, como alguém disse ontem à noite, o irmão Parnell ou algum deles. Ele não estava vestido com uma sobrecasaca, e tudo a respeito disto. Saiu do deserto com um grande, velho pedaço de pele de ovelha enrolada ao seu redor. Como eu disse, talvez. . . Nós temos que tomar banho todo dia, e é possível que ele não tenha tomado um em cada três ou quatro meses, ali no deserto. Eu não sei. Ele não tinha uma boa aparência. Ele não tinha nenhum púlpito. Ele não foi a nenhuma grande cidade e fez grandes campanhas. Ele se colocou ali nas margens do Jordão, com lama até seus joelhos, e disse: “Vós, raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” Sim, foi aí quando os altos lugares foram rebaixados (vêem?), e os lugares baixos foram elevados. Sim, senhor.

88 Então, a primeira coisa que você sabe, eles estavam esperando que o Messias descesse com Anjos e coisas, e se acomodasse na cobertura ali e -- e o -- o templo onde eles construíram para Ele vir (como estamos construindo grandes lugares hoje através das nações e assim por diante). Vêem? E que fez Ele quando veio? Ele passou através de cada uma daquelas sinagogas, cada uma daquelas organizações, e desceu até um estábulo. Eles O forçaram a isto.

89 É isto que é hoje. Ele é forçado a coisas, forçado a fazer isto, forçado a ser interdenominacional, porque Sua mensagem não coopera com as denominações. Sua mensagem hoje, pregada através de Seus ministros, é interdenominacional, porque as denominações O expulsaram. Assim diz a Bíblia. Ele estava do lado de fora, batendo, tentando entrar (vêem?), na Sua própria igreja. É aí onde está. Vejam, exatamente o mesmo hoje.

90 Então recordem, o que parece grande para os homens é pequeno diante de Deus. Agora, esta é a razão pela qual você não tem que ter muitas flores. E quando Deus vier novamente, quando Jesus vier, você ficará surpreso, aquela pequena lavadeirinha ali atrás no corredor. Você ficará surpreso, aquele sujeito que não diz nada, guardando os seus segredos para si mesmo e andando diante de Deus, humilde. Você ficará surpreso. Isto. . .

91 Eu preguei há não muito tempo atrás que os julgamentos: “As Surpresas no Julgamento.” Não será uma surpresa ver um falsificante de bebida alcoólica ali; ele sabia ele ia. Claro. Não ficará surpreso o mentiroso ao se ver, o adúltero, todos ali, que não são. Mas a surpresa será, e a decepção será, para aqueles que pensam que vão; sim, e então serão rejeitados. Aqueles que dizem: “Bem, espere um momento, minha mãe pertenceu a esta igreja; meu pai pertenceu a esta igreja, meu avô e avó. Eu tenho sido membro dela por toda a minha vida.”

92 “Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade; nem mesmo vos conheço.”

93 Veja naqueles dias quando o pequeno, velho Simeão, homem desconhecido, sem nenhuma reputação, não sabemos nada sobre ele na Bíblia. Mas a Bíblia diz: “Lhe foi revelado através do Espírito Santo (Ali está ele, aí está você.) que ele não morreria até que ele visse o -- o Cristo do Senhor. 94 Então veja quem era João Batista, um sujeito de aparência estranha, um lenhador da floresta. Isto lhe foi revelado. Ele veio pregando a mensagem. Veja isto.

Quem era a pequena Ana?

95 A pequena virgem, Maria, lá em -- na cidade de Nazaré (tão má quanto Jeffersonville) e onde o pecado e tudo mais abundava, mas ela se conservou pura porque ela sabia que um dia chegaria um Messias. Vêem?

96 José, um carpinteiro, havia perdido sua esposa e -- estava cortejando esta mocinha. E foi por ali que o Espírito Santo chegou àquilo. E então o mundo deu a volta e o difamou, como “santo rolador, pentecostal,” (vêem?) o difamou. “Ora, aquilo, ela. . . Aquela criança nasceu fora do santo matrimônio.” Vejam, eles creram naquilo, e parecia que tinha sido. Mas Deus faz aquilo para cegar os olhos dos sábios e entendidos, e o revela a pequeninos que aprenderão.

97 Eu espero que haja alicerce suficiente para eu atingir algo daqui a pouco. Eu vou lhes mostrar. Vocês viram este azeite? Agora, o que eu lhes disse, o alicerce, para verem que isto não é o homem, é Deus, eu apontarei para isto. Correto.

98 Agora, “Suba até aqui,” era a Voz. E quando ele abriu ele ouviu uma trombeta soar, e então imediatamente João estava em Espírito, estava no Espírito, e tão logo que ele entrou no Espírito ele começou ver coisas. Você começa a ver coisas quando você entra no Espírito. Primeiro você tem que obter isto no Espírito. É isto correto?

99 Agora, e se você fosse a um jogo de bola, e você dissesse: “Com certeza eu amo beisebol.” Uh - uh. E você arranja um lugar bem na frente, lá embaixo no assento reservado, e você está assistindo os Yankees ou os Bull Dog, seja quem forem eles, jogando. E todos eles estão tendo um grande jogo ali fora.

100 E o seu lado está quase para perder, e de repente o moderno Babe Ruth gira o seu bastão assim e diz: “Está vendo lá longe?” Tem três homens na base. “Puxa,” e ele lança aquilo além da sua visão, tira seu boné e se abana, vai andando até a primeira base e olha ao redor, todos aquele caras correndo para a segunda base, estreita a mão do segundo homem da base, anda, anda quietamente direto para o ponto de origem, inclina sua . . . Ora, que coisa, que coisa, ele grita, ele pula, ele grita, e grita: “hurra.” Ora, eles. . .

101 Eu realmente já os vi tomar esta. . . Vocês recordam do velho chapéu de palha? Eu fui a um jogo de beisebol um dia e eu vi um sujeito acertar o centro e correr. E este sujeito assentado na minha frente com um chapéu de palha, ele ficou todo agitado; ele tirou seu chapéu, o puxou para baixo, colocou um laço ao redor assim de onde o topo saía. Ora, ele estava tendo um grande momento. Ele -- ele estava tão fora de si que ele não sabia o que ele estava fazendo, simplesmente chutando e dando hurras e gritando e pulando. Bem, agora, você sabe o que eu penso, com certeza ele tinha. . . Ele era o -- ele era um. . . Ele amava beisebol. Ele era um fanático por beisebol, exatamente como um fanático por cigarro ou uísque.

102 Eu sou um fanático por Jesus. Sim. Eu simplesmente amo isto. Eu. . . se acontece de você ser um fanático por Jesus (você vê?), um fanático por alguma coisa. . .

103 Então poderia você imaginar aquele sujeito dizer: “Oh, claro, eu sou um fanático por beisebol.” E o seu lado está quase perdendo, e ele os vê aproximar e ganhar o jogo daquele jeito, ele olhar ao redor e: “sim, suponho que aquilo foi bom.”

104 “Veja, ele gosta de beisebol? Oh, ele é demais.”

105 Você diz: “Ora, você -- você não gosta disto, gosta? Há algo errado com você.” Todo bom fanático por beisebol diria: “O que há de errado com aquele sujeito? Há algo errado com ele. Veja-o assentado ali.” Huh. Isto é apenas tão. . .

106 Coloque dois e dois juntos agora. Vêem? Oh, quando você é um fanático por Jesus, você sente o Espírito Santo entranhado naquelas Palavras, então algo grita. Oh, você sai fora de si mesmo.

107 Eu espero que este homem me perdoe; ele está assentado aqui perto. O grande, sujeito alto de cabelos pretos assentado aqui, que estava ali de pé certa noite no corredor, e alguém disse alguma coisa como que serviu de ajuda, você sabe, que o abençoou assim. E o pobre rapaz teve um terrível tempo; eu sei disto -- sua esposa o deixou e o processou para divórcio porque ele amava o Senhor Jesus. Isto é correto. E alguém disse algo a respeito de Jesus, você sabe; ele era como um daqueles fanáticos e ele esteve na guerra e todo furado de bala, e tudo mais, o rapaz era; senti pena dele. Veio para casa com -- seus filhos e esposa. Então ele prometeu ao Senhor que ele O serviria, e tão logo que o Senhor começou a abençoá-lo, ele se acertou com Deus, e a sua esposa simplesmente voltou e o processou com o divórcio e o deixou: o deixou fora no frio. Mas ele continuou um fanático.

108 E então ele se colocou ali uma noite e alguém disse algo a respeito de Jesus, algo, quão grande Ele era, assim, ele disse: “Oh, glória!” Estendeu seus braços, e seus punhos se cravaram na parede assim. Ele não sabia que havia feito isto: teve seu pulso enfiado na parede. Disse: “Irmão Bill, eu pagarei por isto,” eu acho que o irmão Wood desceu e colocou um pedaço ali, colocou outro pedaço ali. Nós não importamos com isto, irmão Ben; nós apenas -- nós apenas ficamos felizes por você ter sido um fanático. Vêem?

109 Quando o Espírito Santo faz algo por você, você simplesmente não pode ficar quieto; há algo que borbulha. Amém. Oh. Sim, algo detém, um fanático por Cristo. Quando você ama o Senhor, há simplesmente algo em você tentando alcançar, agarrar, sedento e faminto, Jesus disse: “Bem- aventurados são eles, pois eles serão saciados.” Bem-aventurados são aqueles que têm sede, tenha você isto ou não. Quantos querem mais de Deus? Correto. Bem, o fato de você desejar mais de Deus, isso é exatamente o que te faz ser bem-aventurado. Se você não o tem, você continua sendo abençoado. “Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede.” Você é bem-aventurado exatamente por ter fome e sede. Porque você o deseja, você é abençoado. Porque há muitas pessoas que não o querem.

110 Recordam do meu sermão outra noite? Vejam, como o débil mental, ele guardava a caixa e jogava o presente fora. Vêem? Não peguem a caixa; peguem o Presente.

111 Correto. Agora, imediatamente. . . no Espírito: e, eis, um trono. . . no céu, e um assentado sobre o trono.

Agora, observe, um pouquinho depois, ou nós tivemos isto ontem à noite, eu creio, que sobre este trono que. . . Nós descobrimos que primeiro ali não havia ninguém sobre o trono, e agora há Alguém sobre o trono, então isto mostrou que Jesus tinha subido com Sua Igreja para a glória e se assentava no Seu próprio trono: “Assentado no trono;” isto é depois da era da igreja. Agora, agora, queremos chegar nisto daqui a pouco.

112 Agora, você diz: “Bem, onde está o Seu trono hoje?” Agora, irmão Neville, se eu passar por isto, você me pergunte daqui a pouco, onde está o Seu trono hoje. Eu acho que entrarei nisto lá na frente. “Onde está Seu trono agora” se Ele não está em Seu trono agora? Ele não está no Seu trono agora. Não, senhor.

113 Correto, agora. E aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante. . . Jaspe e. . .
pedra sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono e era semelhante. . . e era semelhante à esmeralda. 114 Agora, vamos tomar o verso 3 para começar. E então jaspe, Este que estava assentado no trono era semelhante. . . em outras palavras, quando você olhava para Ele, Ele tinha tanto esplendor, tanta beleza. . . oh, eu desejo vê-Lo. Você não deseja?

115 Um dia. . . Eu recordo da irmã Cadle, a irmã Howard Cadle, eu creio que muitos de vocês recordam dela. Eu estava do outro lado da rua ali, e minha esposa assentada ali agora recorda; ela estava com frio no quarto. E eu levantei, e tínhamos um pequeno velho fogareiro lá fora com uma. . . Nós assávamos nosso pão ali em cima no forno de chaminé. E eu. . . Estava fazendo muito frio, e o vento estava soprando, era inverno, a neve no chão, e o vento soprava a chaminé, e eu não conseguia fazer aquela coisa acender para salvar a minha vida. E eu estava simplesmente bastante arrasado por causa daquilo. E eu colocava algo ali, e aquilo apagava novamente. Billy estava com frio, e ela estava com frio; eu estava tentando fazer um fogo. E então aconteceu de eu ligar o rádio, nuns minutos antes de eu conseguir esquentar, liguei, e a irmã Cadle estava cantando: “Quando eu alcançar aquela terra, na distante praia, eu quero ver Jesus. Você não quer?” Oh, que coisa.

116 Eu simplesmente me assentei bem no meio do chão e me assentei ali e comecei a chorar. Você sabe como ela podia cantar ali embaixo, com sua verdadeira, dócil voz de pássaro. E eu quero ouvi-la quando eu atravessar a margem do outro lado; disse: “Eu quero ver Jesus. Você não quer?”

117 Eu pensei: “Ó Deus, sim, eu quero vê-Lo um dia. Quando todas as flores se desabrocharem, eu quero ver Jesus.” Como. . . Vê-Lo em Seu trono, Sua beleza, Seu esplendor. . . E se eu. . . Oh, eu quero me colocar onde João esteve, para que eu simplesmente fique ali e olhe para Ele.

118 Aqui há algum tempo atrás, lá -- no tempo da escravatura. Eu digo isto em benefício de meus irmãos de cor que estão aqui nesta manhã. Havia um velho homem de cor, pois ele foi a -- foi a um pequeno lugar, onde era acostumado ir.

119 E costumava fazer isto lá embaixo em Kentucky, tinham cânticos. Talvez a Mama Cox e outros podem lembrar quando eles costumavam ir e terem os cânticos, você sabe, iam até às casas e eles tocavam um órgão, o pessoal jovem e todos cantavam. Costumavam fazer isto aqui em cima em Utica e em lugares ao redor da região. Agora, eles pegam um litro de uísque, e levam para algum lugar em uma festa de rock-and-roll. Mas naquela época eles cantavam hinos.

120 Um destes velhos hinos cantados, havia um velho irmão de cor que se salvou. E o Senhor lhe chamou para pregar, e no dia seguinte ele saiu por ali ao redor falando aos escravos na plantação. Ele disse: “O Senhor me salvou ontem à noite e me chamou para pregar para meus irmãos.”

121 E finalmente quando chegou até o proprietário da fazenda -- ou o proprietário da plantação. Ele o chamou e disse: “Sambo, eu quero que você entre aqui.” Disse: “Suba até o meu escritório.”

Ele disse: “Sim senhor,” subiu até ao escritório.

122 Ele disse: “O que é isto que eu ouvi que você está espalhando entre os escravos, entre aqueles sujeitos ali embaixo, meus operários, meus escravos, que o Senhor te libertou?”

123 Disse: “Sim, senhor.” Ele disse: “Patrão, eu sou seu escravo.” Ele disse: “Eu fui comprado com o seu dinheiro, mas. . .” Ele disse: “Mas a forma que Deus me libertou ontem à noite, Jesus me libertou de uma vida de pecado e vergonha, e de uma vida de morte. Ele me libertou.”

Ele disse: “Sambo, você realmente quer dizer isto?” Ele disse: “Eu quero dizer isto.”
124 Ele disse: “Eu os ouvi dizendo que você vai começar a pregar por aqui para seu -- seu povo nas plantações e coisas.”

125 Disse: “Sim, senhor. É isto que pretendo fazer, é pregar este Evangelho ao meu povo.”
Disse: “Você realmente quer dizer isto, Sambo?” Ele disse: “Eu realmente quero dizer isto.”

126 Disse: “Venha, venha comigo até o -- o tribunal; eu também vou te dar a sua liberdade. Você está livre de mim, e você está livre de qualquer escravatura. Eu te comprei; você é meu, e eu estou te libertando para que então você possa pregar o Evangelho para o seu povo.” Ele desceu e assinou a emancipação para a proclamação, e ele foi libertado. Ele não podia mais ser vendido como um escravo. Ele era um homem livre para pregar o Evangelho.

127 Ele pregou entre seus irmãos por anos. Muitas pessoas brancas se converteram com seu ministério. Um dia aconteceu do velho sujeito morrer. Ele pregou por trinta ou quarenta anos, ou mais. E quando ele foi morrer, ele estava deitado em um quarto, e muitos de seus irmãos brancos reuniram ao seu redor no quarto e eles pensavam que ele tinha partido por duas ou três horas. Então quando finalmente despertou e olhou ao redor do quarto, ele disse. . . 128 “Onde você estava, Sambo?”

Ele disse: “Oh, estou eu aqui de volta novamente? Eu voltei de novo?”
Ele disse: “Qual o problema, Sambo?”
Disse: “Oh, eu atravessei até a outra terra.”
Disseram: “Conte-nos sobre isto.”

129 Ele disse: “Bem, eu apenas entrei na Sua presença.” E disse: “Quando eu parei ali,” ele disse: “Havia um Anjo que se aproximou, disse: ‘É seu nome, Sambo Fulano de Tal?’”
Ele disse: “Sim, senhor, sou.” Ele disse: “Entre.”
“Entrei, e eu olhei para Ele assentado ali.

130 Ele disse: “Sambo, venha aqui agora; depois que você O viu eu quero que você venha até aqui, nós queremos te dar o seu manto; nós queremos te dar a sua harpa; nós queremos te dar sua coroa.” Sambo disse: “Não venham me falar sobre harpas, coroas, e mantos.”

131 Disse: “Mas você ganhou uma recompensa; nós queremos te dar sua recompensa.”

132 Disse: “Não fale a meu respeito e a respeito de recompensas.” Disse: “Apenas deixe-me colocar de pé e olhar para Ele por mil anos. Esta será minha recompensa.”

133 Eu acho que é mais ou menos assim que todos nós deveríamos sentir, “Deixe-me apenas me colocar de pé e olhar para Ele.” Oh, eu terei que ter um corpo diferente do que eu tenho agora, cada fibra do seu ser, só para olhar para Ele.

134 Ali se colocou João e O viu assentado no trono, e a aparência Dele era como jaspe e a pedra sardônica. Agora, todas as coisas e cada palavra tem um significado na Bíblia. Agora, a pedra de jaspe e sardônica. . .

135 Agora, se você observar, isto se compara com o restante das Escrituras. Nas partes anteriores das Escrituras, Ele era o Alfa, Ômega, Ele era o Princípio e o Fim, Ele era o Primeiro e o Último, Ele era o Pai, Filho e Espírito Santo. Ele era Tudo, e tudo foi encontrado Nele. Mateus 17 mostra isto, lá em cima no Monte da Transfiguração, tudo estava reunido Nele. 136 Agora, jaspe era uma -- era uma pedra, e sardônica era uma pedra. (Agora, nós entraremos em suas cores daqui a pouco.) Agora, eu quero que você observe cada um daqueles patriarcas quando eles nasciam, sim, cada pessoa tinha uma pedra zodiacal. A minha, eu nasci em abril: diamante. E cada mês diferente representa uma pedra diferente. Bem, do mesmo modo era com os patriarcas. Cada vez que um patriarca, quando ele nascia, ele tinha uma pedra zodiacal.

137 E vamos parar bem aqui só por um momento. Quando aquelas mães hebreias. . . Deixe-me lhe mostrar uma Palavra Divina, amigos, para que então a sua fé seja edificada corretamente na Palavra de Deus. Todas as vezes que aquelas mães hebreias, quando elas estavam em trabalho de parto, sofrendo dores de parto para nascer -- nascimento destas crianças, as próprias palavras que elas pronunciavam em seu parto dava ao homem (ao bebê que dela estava nascendo) seu nome, e posicionalmente o colocava na Palestina onde ele estará na vinda do Senhor. O trabalho de parto nesta mãe. . . Como: “Efraim” significava: “Pelo mar.” Vêem? E Efraim, sua sorte foi tirada pelo mar. E, disse, Judá significava. . . Eu não sei o que a palavra significava, mas eu poderia procurar. Agora, veja, é aí onde eu não tenho tempo, essas coisas pequenas, procurar estas coisas. Mas, então voltando, e Judá, seja o que for que Judá significava, significava sua posição estabelecida entre os filhos de Israel.

138 E tome Gênesis 48 e 49, você descobrirá ali que Jacó, quando ele estava morrendo, inclinando sobre seu cajado, cego, ele posicionalmente disse àqueles filhos onde eles estariam no fim do mundo. E eles estão posicionalmente estabelecidos bem ali agora desde que voltaram para sua terra natal. Disse a José: “Tu és a videira frutífera ao lado do muro (Vêem?) ao lado do poço,” a água. Ele saiu. Disse: “Tu confiaste no Senhor Deus. Tu -- fizeste -- fortalecer o ramo (Estados Unidos. Vêem?) no Senhor, mas um dia aquela vinha voltará sobre o muro.” E aí está ela, bem aí agora. Exatamente como ele disse há quase três mil anos atrás, retornando. Disse a Efraim [Aser - Deut. 33:24 - Nota do Trad.] que ele havia mergulhado seus pés no azeite, e Efraim se estabeleceu bem ali onde estão os grandes poços de petróleo. Exatamente.

139 A declaração daquelas pessoas, o que havia naqueles mortais? Deus tomando suas fibras e os movendo.

140 Pareceu como quando o império romano os espalhou, quando outros os espalharam, quando eles foram odiados por Hitler, em dezenas de milhares vezes milhares eles aplicavam bolhas em suas veias e eles morriam; você podia ver seus corpos pendurados nas cercas com seus bebês e tudo mais, e ossos. . . E pegaram e fizeram fertilizantes de seus ossos. Simplesmente os apanhavam ali e lhes davam um tiro, os jogavam em um vagão. Então saíam, na hora que chegavam próximo à partida, eles cantavam: “O Messias virá e beberemos o sangue da vinha novamente.” Quando eles desciam, morrendo, aqueles judeus, andavam por ali, sabendo que em poucas pequenas batidas seu coração pararia. E desciam eles, cantando: “Em breve veremos o Messias.” Oh, que coisa. Fazendo fertilizante de seus ossos.

141 Muitos de vocês, soldados, que estão aqui sabem disto; vocês viram isto. Eu estive nas regiões onde eles os queimavam e tudo mais, ali, Hitler e eles. E vejam Stalin e a Rússia e todos eles fizeram a mesma coisa. Isto é correto. Mas aquele judeu, qual foi o problema? Ele foi forçado a voltar à sua terra natal. Ali é onde eles estão.

142 Eu tenho aquele grande filme: “Três Minutos Para a Meia Noite.” Quando aqueles judeus chegavam, lhes perguntavam, diziam: “Por que vocês estão voltando, para morrerem na terra natal?”

143 Disseram: “Viemos para ver o Messias.” Amém. Hum. Estamos no fim do tempo.

144 Cada um daqueles filhos quando eles nasciam, eles tinham uma pedra zodiacal. E quando Arão, o sumo sacerdote sobre cada um daqueles filhos, tinha um peitoral sobre si, sua vestimenta. É nisto que eu quero segurar apenas mais um pouco, para entrar neste sexto versículo, porque aquilo traz para dentro cada símbolo do Velho Testamento bem ali dentro. Cada. . . Tudo e todas as coisas no Velho Testamento foram um exemplo daquilo que era visto no céu, exemplificado de volta ao ser humano.

145 E aqui está o peitoral de Arão, o sumo sacerdote. . . Observe, a pedra zodiacal de cada tribo estava representada ali. Uma das pedras zodiacais, colocava sua pedra ali, a tribo de Efraim, a tribo de Manassés, a tribo de Gade, a tribo de Benjamim, todas estavam representadas aqui. E é assim como. . . Então eles tomavam aquelas pedras zodiacais, aquelas lindas gemas, e as penduravam no engaste assim. E se um profeta profetizava, e se ele visse que ela brilhava. . . Eles o levavam diante desse Urim e Tumim e o deixavam profetizar; se a Luz sagrada acendesse ali e todas aquelas pedras juntas começassem a brilhar, era Deus falando de volta. Aquilo era para toda a tribo, todas elas, cada tribo.

146 Agora, nestas, a primeira pedra. . . O primeiro, quantos sabem quem foi o primeiro filho? Qual era o seu nome? Ruben. Correto. Quem foi o último? Benjamim. Isto é certo. A pedra zodiacal de Ruben era jaspe; a pedra de Benjamim era sardônica. Ele era para ser considerado como Ruben e Benjamim, o Primeiro e o Último, Aquele que era, O que é, e o que há de vir. Ele era o Alfa (A) no alfabeto grego, Omega (Z) no alfabeto grego. Ele era o Primeiro, o Último; Ele era de Benjamim a Ruben, de Ruben a Benjamim. Oh, que coisa. Ali estava Ele: “Como a pedra sardônica e a pedra de jaspe.” Ele estava assentado sobre esse trono.

147 Quantos gostariam de vê-Lo assentado em Sua Glória? Vamos abrir em Apocalipse 21:10, rapidamente, e apenas dar uma olhada Nele aqui. Correto, 21:10 ao 11.

E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus: . . .E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente;

148 A sua luz . . . A Luz. Quem é a Luz? E a cidade não precisava do sol, . . . porque o Cordeiro é a sua Luz.

149 Pedra de jaspe, sardônica: a glória de Deus é Jesus Cristo; a glória de Jesus Cristo é a Sua Igreja. E Ele foi o Primeiro. O que era Ele? Ele foi o Principio do tempo; Ele é o Fim do tempo. Ele foi o Primeiro dos patriarcas; Ele é o Último dos patriarcas. Ele era a igreja que havia no. . . Ele era o -- o Espírito que estava na Igreja de Éfeso; Ele é o Espírito da Igreja em Laodicéia. Ele é o Primeiro e o Último, de A a Z: Primeiro, Último, Aquele que era e virá, Raiz e Descendência de Davi, a Estrela da Manhã, o Lírio do Vale, a Rosa de Saron. Oh, existem quatrocentos e tantos títulos na Bíblia que Lhe pertencem. Simplesmente pense nisto, o que Ele era. E mesmo assim Ele era o humilde Senhor Jesus que havia nascido em uma mangedoura para a glória de Deus.

150 Tudo que é humilde, observe-o, porque é correto. Qualquer coisa que é grande e é pretensiosa, então não preste nenhuma atenção àquilo (Vêem?); é só muito vento e nada mais. Correto.

151 Agora, “Ele se parecia com a pedra de jaspe e sadônica.” Vamos voltar. Eu pego. . . Nós temos um pouquinho de tempo, não temos? Temos ainda cerca de quarenta minutos. Vamos observar; vamos voltar para Ezequiel 1. Volte na Bíblia para o Velho Testamento, lá em Ezequiel, e vamos ler aqui onde Ezequiel O viu também, e compare estas Escrituras agora e veja onde estamos. Ezequiel capítulo 1, correto, agora vamos ler por um momento. Eu vou ler os primeiros cinco versículos, e então leremos, eu tenho marcado aqui, do 26 ao 28. Mas vamos ler os primeiros versículos agora do 1° capítulo de Ezequiel, o profeta. Correto. E aconteceu, no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês,. . . que, estando eu no meio dos cativos -- no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, . . . (Está correto, Quebar? Q-u-e-b-a-r, Quebar) . . . se abriram os céus, e eu vi visões de Deus. E . . . (Agora, observe.) . . . No quinto dia do mês (no quinto ano do cativeiro do rei Joaquim),

Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzí, o sacerdote, na terra dos . . . caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor. Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, . . .

152 Observe este profeta aqui, quinhentos e noventa e cinco anos antes da vinda de Cristo; veja como a sua visão se compara com a de João.
. . .um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, . . . com um fogo a revolver-se, e um resplendor ao redor dela, e no meio uma coisa como de cor de âmbar, que saía dentre o fogo.
E, do meio dela, saía a semelhança de quatro animais; e esta era sua aparência: tinham a semelhança de um . . . homem.

153 Observe a cor do Espírito de Deus o qual estava acima à semelhança destas quatro Criaturas, era âmbar. Âmbar é o verde amarelado. Agora observe: verde amarelado, âmbar. . . Oh, Ele é o mesmo ontem. . . Ele revelou a Si mesmo para Ezequiel no meio da visão de Ezequiel. Esta Luz que ele viu vindo acima das quatro Criaturas viventes era verde amarelado. Quando Ele chegou para João, Ele apareceu em esmeralda que é também uma cor verde amarelada. Ele chega agora para o revelador em verde amarelado. Ele chega para nós em verde amarelado, a Luz. Ande na Luz; Ele é a Luz.

154 Vamos voltar ao versículo 26 agora, para que então possamos ler até o 28. O versículo 26: “E, por cima do. . .” Oh, quando você chegar em casa, eu quero que você anote isto e leia cada pedacinho disto. Economizando tempo. . .

E, por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia uma semelhança de trono como de uma safira; e, sobre a semelhança do trono, havia como que a semelhança de um homem, no alto. . . sobre ele. (Aquele era o Filho do homem. Vêem? Cristo.)

155 Agora, observe com que Ele -- como Ele foi colocado aqui. E vi como a cor de âmbar, . . . (Observe, em volta deste Filho do homem.) . . .como o aspecto do fogo pelo interior dele, . . . pelo interior dele, desde a semelhança dos seus lombos. . .

156 Ouçam. Sejam espirituais; tenham entendimento, e nos seus próprios corações aqui, eu lhes suplico no nome de Jesus, que guardem isto para si mesmos. Mas apenas recordem quão abençoado é.

157 “Eu. . .” Vamos começar novamente com o versículo 27. Ouçam, cada um. Tenham entendimento agora.

E vi como a cor de âmbar. . . (Aquele verde amarelado.). . . como o aspecto do fogo pelo. . . isto, . . . (Fogo ao redor do verde âmbar),. . . agora desde a semelhança de seus lombos e daí para cima; . . .(dos seus lombos para cima) . . . desde a semelhança dos seus lombos. . . para baixo, vi como a semelhança de fogo e um resplendor ao redor dele (fogo em todo o redor).

Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava.

158 Observem. Vocês estão prontos? Ouçam. Guardem isto agora, apenas recordem, para que vocês saibam. (Gene, você pode deter esta fita.) Ouçam. (Não, eu não tenho que segurar isto aí; está tudo correto.) Quero dizer apenas segurar a fita; ela está liberada para a igreja. Observe isto. Agora, para que você possa saber que a cor da Luz que está com o Senhor, e a Luz do Senhor que segue o Senhor, isto é o Senhor, é âmbar, verde amarelado. Esta é a mesma cor da Luz que está conosco hoje, como os cientistas tiraram Sua fotografia: verde amarelado, âmbar.

159 Quando era um garotinho, eu A vi pela minha primeira vez, vocês recordam, nos velhos tempos aqui eu sempre lhes disse antes da própria foto ser tirada: “Era um verde amarelado, que é âmbar.” Agora, para lhes mostrar que o Espírito do Senhor. . .

160 Ele disse, quando ele viu isto dos lombos da Criatura vivente que se
colocou em Sua Presença, “dos lombos para cima era semelhante ao fogo, uma Luz de seus lombos para baixo era coberto com Luz. E ao redor de tudo havia muitas cores como de um arco-íris.” É isto correto?

161 Eu quero que vocês recordem, Deus ainda existe nas mesmas cores, “dos lombos para cima, fogo, cor âmbar,” filmado com uma câmera ou com uma câmera colorida, “âmbar de seus lombos para cima, dos seus lombos para baixo, e todo ao redor, muitas cores como as do arco-íris no céu depois de uma chuva”: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e para sempre. O Espírito Santo continua em Seu poder, permanece na Sua Igreja neste último dia. Aí está você. Não eu, eu estava apenas ali de pé, mas era uma foto que foi tirada. E eu quero que você olhe para aquilo, exatamente o que Ezequiel viu: as mesmas cores, a mesma forma, e agiu do mesmo modo, e resplandeceu do mesmo modo, das Criaturas viventes. O que é isto? As Criaturas viventes representam a Igreja viva, a Igreja que está vivendo através do poder e da ressurreição de Cristo. Aquelas mesmas cores âmbar cobriam isto dos lombos para cima, dos lombos para baixo.

162 Não existe mais conjectura; a ciência tirou a fotografia. Veja suas cores; apenas olhe para as cores de fogo ali (Vêem?), o arco-íris. Vejam esta cor esmeralda amarelada. Agora, nesta câmera, foi apenas uma câmera comum de fotógrafo. Era uma câmera colorida, fotos coloridas, Kodachrome color. Veja a cor esmeralda ali. Se eu pudesse colocar em uma luz em algum lugar onde você pudesse ver isto atrás. Pode você ver agora? “Como um arco- íris,” vejam as faixas de um lado para outro como o arco-íris, cada uma, uma cor diferente. Entraremos nisto daqui há poucos minutos, o que são aquelas cores e o que elas refletem?

163 Oh, aquilo simplesmente faz com que meu pobre coração salte de alegria. E ao saber que nestes dias que estamos vivendo, que Cristo. . . Quando todos os outros terrenos são areias movediças, todos os outros terrenos. . . eu penso: “Por que não posso dizer isto? Por que não posso fazer o mundo ver isto?” O mundo não foi formado para ver isto. O mundo não vê isto; eles nunca verão isto. Mas a igreja está recebendo o abalo mais forte que ela já teve.

164 Naqueles dias eles não podiam ter tirado a foto Disto. Eles podem agora porque eles possuem dispositivos mecânicos. Aqueles que estão tentando tomar a mecânica para negar a Deus, vêm diretamente de volta e provam que há um Deus. Isto é correto. Esmeralda. . . Agora, você recorda, eu nunca inventei isto; estou lendo isto para você diretamente da Bíblia. Observem enquanto leio, e vejam, e eis que Aquele é o mesmo Senhor Deus; não há diferença. Observe o versículo 27.
E vi. . . como a cor de âmbar, como o aspecto do fogo. . . (veja, como labaredas).

165 Veja, as cores âmbar vindas do fogo, vê você isto agora? Âmbar, esta é a cor âmbar vinda do fogo. Aqui embaixo diz. E a aparência como de um arco, ou um arco-íris, no dia da chuva,. . . arco-íris, nos dias após uma chuva, . . . 166 E ali havia uma -- uma Criatura vivente. O que João representava, toda a Igreja que foi tomada. Eu lhes digo. Uma pessoa aqui em uma visão pode representar todo corpo de Cristo. . .?. . . compreender. Agora, observe.

E vi. . . como a cor de âmbar, como o aspecto do fogo. . . pelo interior dele, desde a semelhança. . . da semelhança dos seus lombos e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, . . .

167 Observe, veja o jato de fogo. De que? O arco-íris, as sete cores. Agora, observe, há exatamente sete cores ali, e o arco-íris tem sete cores. Vi como a semelhança de fogo, e um resplendor ao redor dele. Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o

aspecto do resplendor em redor, . . . (ao redor do trono de Deus. Vêem?). . . Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor. . . (não o Senhor, agora, a glória do Senhor). . .

168 A glória do Senhor cobria Sua Igreja porque Ele está em Sua Igreja. Amém. Oh, isso soa como tolice aos insensatos, mas quão grande é isto para aqueles que crêem nisto. Vêem?

Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava. . .

169 Agora, ele segue adiante e conta o significado da visão, o qual nós não temos tempo para entrar nesta manhã.

170 Agora, observe como o Senhor em Sua grande misericórdia nos dá estas coisas.

171 Agora, vamos tomar outro. Ambos, Ezequiel e João O viram no mistério de Suas cores e Luz, e a chamaram de “cor âmbar.” João mais tarde. . . Você que anota seu -- está anotando as Escrituras: I João 1: 5 ao 7. João mais tarde (e ele esteve na ilha de Patmos por cerca de três anos quando ele escreveu o Livro), quando ele voltou, um velho com seus noventa, em I João 1: 5 e 7, ele disse: “Deus é Luz.” João teve uma experiência; ele O tinha visto e ele sabia que Ele era Luz, Luz, Luz Eterna; não, luz cósmica, não, luz de lâmpada, luz elétrica, luz do sol, mas Luz Eterna. Oh, como eu O amo. “Deus é Luz.”

172 Observe, vamos começar lá atrás agora e ver onde estamos. No terceiro versículo ainda, não estamos? Vamos consegui-lo? Eu espero. Correto. E o que estava assentado era na aparência como a pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda, verde amarelado.

173 Agora, arco-íris, você observa que era um arco-íris. Vamos voltar em Gênesis 9 e descobrir em Gênesis 9: 13. E encontraremos aqui atrás o arco- íris, quando um arco-íris primeiro apareceu. Gênesis capítulo 9, e começaremos com o versículo 13, Gênesis 9: 13. Todos vocês gostam disto? Oh, eu amo isto. Eu não apenas gosto disto; eu amo isto. Veja.
O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal,. . . (Observe.) . . .sinal
do concerto entre mim e a terra. . . (O que? “Entre Mim e Noé”? Não. “Entre Mim e a terra.”) E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

Então me lembrarei do meu concerto, que -- que está entre mim e vós. . .(Agora, Ele volta para Seu concerto entre eles, mas o pacto do arco-íris.). . .
174 Veja, o concerto era vida para Noé, que Ele o havia poupado, mas o concerto que Deus fez Consigo mesmo foi um arco-íris, que Ele não. . . Agora, eu lhe mostrarei qual era o concerto de Noé para com Deus, em um minuto. Mas este aqui era o próprio concerto de Deus Consigo mesmo (Amém.), um arco-íris.

175 Agora, nós descobrimos que o concerto então é um sinal, um sinal. Deus disse que era um sinal aqui, Ele não disse? Vêem?

O meu. . . o meu arco tenho posto nas nuvens, . . . (Aquilo foi depois da destruição do mundo, destruido por água; toda carne além de Noé -- Noé. . . foi destruída.) . . . este será por sinal no concerto entre mim e a terra. (Não, “Mim e o mundo,” o mundo é o cosmos. Vêem? Mas isto é entre mim e a terra.)

176 Deus disse: “Eu fiz a terra. E Eu tão malvadamente supliquei por isto, que Eu simplemente a virasse de cabeça para baixo e cobrisse de água cada pedaço. E -- e Eu -- Eu -- Eu não deveria ter feito isto, talvez.” Ele disse: “Eu -- até mesmo senti muito; foi uma coisa bastante horrível.”

177 O que você acha que será quando Ele vier em Sua ira agora? Esteja certo, amigo pecador.
Oh, esteja vigiando e esperando para ver aquele espetáculo, Ele está vindo novamente. (Você crê nisto?)
Ele está vindo novamente. (Eu amo isto, você não ama?) Oh, quer você ser contado como um de Seus inimigos (eu não gostaria de ser, você gostaria? Não, senhor. Ser um inimigo de -- ou ser um inimigo Dele, estar com Ele seria melhor. Mas contra Ele. . .)

Esteja sem mancha por dentro, esteja observando e esperando para ver aquele espetáculo,
Ele está voltando novamente. (Hum.)

178 Agora, o concerto, um sinal de que? Um sinal de que? De um sacrifício que tinha sido aceito. Agora, Gênesis 8: 20 e 22. Agora, Gênesis 8: 20 e 22, Correto, está do outro lado da página. E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou. . . de todo animal limpo, e . . . toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar

E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra . . .(amaldiçoar a terra). . . por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como o fiz.

179 E agora, leia o último verso. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, . . . frio e calor, . . . verão e inverno,.
. . e dia e noite não cessarão. . . (um concerto)

180 A mesma coisa que João viu. . . Jesus, o pacto de Deus aceito nos limites dos céus. E ao Seu redor havia um arco-íris ao redor do trono semelhante a esmeralda, âmbar, uma Luz verde ao redor do trono. Louvado seja Deus.

181 Observe. O de Noé primariamente composto. . . O arco-íris de Noé era formado de sete cores primárias. Qualquer um sabe que o arco-íris tem sete cores. Agora, quais são as sete cores? Vermelho, laranja, violeta. . . Não, vermelho -- vermelho, laranja, verde, azul, anil, e violeta. Estas são as cores do arco-íris. Agora, nós temos uma coisa profunda aqui, e eu apenas terei que acertar seus pontos salientes, porque está ficando muito tarde. Agora, recordem, laranja -- ou, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil, e violeta.

182 Agora, se você observar, sete. . . Observe. Sete arco-íris. . . Sete cores; quero dizer, arco-íris de sete cores. Que significava sete arcos. Sete arcos, sete Igrejas refletindo sete luzes, cada luz envolta uma na outra. Começou com o vermelho, vermelho. Depois do vermelho veio o laranja, que é um reflexo do vermelho. Depois do laranja foi . . . Depois -- depois do laranja veio o amarelo, que é o vermelho e o laranja misturados, formam o amarelo. Depois verde. Verde e azul formam o preto. Então vem o anil. E do anil vem o violeta, que faz parte do azul. Oh, oh, oh. Aleluia. Não vê você? Deus, em Seu arco-íris de sete cores, Seu concerto que Ele fez, um concerto que através das sete Eras da Igreja, das sete cores Ele pouparia a terra.

183 O que Ele faria? Recordem, Ele fez isto com a terra, Sua cor. Mas agora, observe. Este arco-íris somente, horizontalmente, apenas cobre (num arco) a metade da terra. Isto era tudo que o colorido arco-íris de Noé -- cobria somente a metade da terra. Era um arco; isto é tudo que você pode ver. (Mas quando João O viu em Sua cor esmeralda, Ele cercava todo o trono de Deus.) A metade ainda nem foi dita. Ele coloriu. . . Ele apenas -- a terra, apenas faz um arco, é apenas a metade disto; estas são as eras da igreja.

184 Mas quando João O viu nesta cor âmbar, a cor âmbar, Ele cercou e cobriu ao redor como um halo. Um halo . . . [O irmão Branham bate em alguma coisa -- Ed.]. . .Um halo de cor âmbar cercava Seu Ser. Vêem? Uma cor, um Deus sobre tudo, através de tudo, e em tudo, mas ali estão as Sete Eras da Igreja.

185 Observe um grande diamante. Costumavam encontrá-los. . .Você podia encontrá-los na África jogados nas ruas. Você não ousaria guardar um, porque não era lapidado. Se você pegasse um que não fosse lapidado, agora eles te colocariam imediatamente na penitenciária por isto, e te daria sentença de prisão perpétua por tê-lo pego. Você tinha que entregá-los tão logo que você os encontrasse.

186 Agora, eles tomam este diamante. . . Oh, é uma coisa dura. Eu já vi um moedor de quarenta toneladas ali, assim, eles jogam -- jogam aquela pedra azul ali dentro, moendo-a ao redor, triturando ao redor; ela moe aquela rocha como cinzas, mas ela não moe o diamante. Aquelas quarenta toneladas pendurada em um suporte giratório, ali em cima, girando ao redor com aqueles grandes dentes de engrenagens assim, simplesmente moendo aquela rocha em pedaços; mas o diamante passa por ela; ele move aquela peça fundida de quarenta toneladas. Oh. Quando isto esmaga e sai através daquela peneira, coa através de outra peneira, é lavado, e então finalmente sai por uma longa canaleta. . .

187 O gerente daquelas grandes Minas de Diamantes Kimberley foi um dos meus assistentes ali embaixo na linha, bastante humilde, um irmão dócil.

188 E então por cerca de três pés debaixo daquela água, onde isto flui, é – é colocado cosmolina ali. (Você sabe o que. . . Como vocês chamam aquela coisa? Meda, o que é aquilo que temos naquele vidro no escritório ali?) Vaselina. E nós colocamos aquela vaselina, mais ou menos uma polegada de espessura, aqui em cima naquela canaleta que desce, e observe, todas as vezes que as pedras passam por ali, elas rolam fora daquela vaselina; mas quando um diamante passa por ali, ele gruda. O diamante é seco e ele gruda naquilo. Eu já os vi apanharem, até mesmo aqueles pequeninos, e os separam com uma lupa. E eu lhes perguntei para que eles estavam fazendo aquilo? Disseram que eles os vendem para a América para agulhas de vitrolas e coisas; não gastam. Vêem?

189 Mas aqueles grandes diamantes, agora, ali estão eles, apenas uma grande esfera. Mas quando. . . Eles os pegam e apanham maquinas elétricas e os lapidam, e fazem um diamante lapidado. E quando eles o lapidam, é para refletir as cores de fogo de seu quilate, e ele refletirá as sete cores também. Oh, como Jesus. . .

190 Oh, você pode ter muito dinheiro; você pode ser proprietário de uma frota de Cadilaks; você pode ser o pastor de algum grande necrotério ou uma catedral de alguma coisa. Você pode ser um bispo ou um arcebispo, mas, oh, irmão quando você encontra aquela jóia, aquele diamante, um homem vende todo seu bem que possui, entrega tudo mais.

191 Veja a virgem néscia. Oh, o que ela fez? Ela teve que vender algo para comprar seu Azeite. O que ela teve que vender? Os seus velhos credos e denominações e coisas. Ela vendeu tudo o que ela tinha para encontrar Cristo, Cristo, aquela grande Jóia. Jesus, aquele corpo. . .

[Espaço vazio na fita -- Ed.] . . .?. . . eu tenho uma passagem para ir para o céu quando o trem passar, em uma dessas escuras manhãs. Oh, que bênção.
Oh, precioso é aquele fluxo
Que me faz branco como a neve;
Nenhuma outra fonte conheço,
Nada a não ser o Sangue de Jesus.

192 Nenhuma popularidade, nenhuma grande coisa, nada, nenhuma riqueza, nem um -- nada, apenas dê-me aquele fluxo precioso. Isto é tudo. Nada trago em meus braços,
Simplesmente na Tua cruz eu seguro.

193 Aquela grande Jóia. O que foi isto? Era perfeito. Foi na idade de trinta e três anos e meio quando Deus A colocou naquela grande máquina de trituração, quando Ele O tomou e começou a moldá-lo. Ele O lapidou; Ele O moeu; Ele O feriu. . . .Ele foi ferido por nossas transgressões, . . . moído por nossa iniqüidade: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas suas pisaduras fomos sarados.

194 O que Deus fez para aquele homem perfeito? Havia apenas Um deles no mundo, apenas Um no mundo, e aquele era Ele. E Deus O talhou aqui, “E Ele foi ferido por nossas transgressões.” Porque eu era um pecador, Ele deixou aquela Luz do arco-íris de Suas sete eras da Igreja brilhar sobre mim, para fazer conhecido que Ele foi ferido por minhas transgressões.

195 Aí está vosso arco-íris de sete cores. “Ele foi ferido por nossa iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; pelas Suas pisaduras fomos sarados.” Deus O lapidou, e O feriu, e O moeu, e O lapidou, para que Ele pudesse refletir através de Suas agonizantes feridas, perdão de pecados, alegrias, paz, benignidade, bondade, mansidão, humildade. Os sete Espíritos de Deus são os sete frutos do Espírito que refletiria de volta em Seu povo. Ele foi ferido, moldado, e formado, para que a Luz de Deus brilhando através do corpo daquele Homem pudesse redimir o mundo inteiro; “Quando Eu for levantado da terra, Eu atrairei todos os homens a Mim.” Observe as cores do arco-íris como elas refletem.

196 Mas quando João O viu aqui, o que era isto? O dia da redenção havia terminado. Estava tudo acabado, então ele O viu de volta em Sua condição original, uma cor âmbar. Não apenas a metade do mundo, isto apenas pode. . . O sol apenas brilha em uma metade do mundo por vez (vêem?), enquanto ele gira. Mas quando João O viu, Ele parecia como uma pedra de jaspe e sardônica, cores âmbar; misturadas juntas, você tem o âmbar. “E o âmbar era a cor ao redor do trono.” Oh, que coisa. Oh, eu -- eu lhes digo, que apenas. . . poderíamos apenas seguir e seguir.

197 Sete Espíritos, sete cores, sete eras da Igreja, sete ministérios, sete luzes, tudo em sete. Deus é perfeito no sete. Deus trabalhou seis dias; no sétimo Ele descansou. O mundo existirá por seis mil anos, e no sétimo mil será o milênio.

198 Observe, em meio círculo, a metade ainda não era conhecida. Agora, com certeza estas coisas representam algo.

199 Agora, em Êxodo 23:13 e em Hebreus 6:12, Deus fez um pacto Consigo Mesmo e jurou por Si mesmo. Hebreus 13 nos diz isto, ou 9:13, que Ele jurou por Si mesmo. Não havia outro maior por quem jurar quando Ele disse a Abraão e Isaque, ali Ele disse a Abraão que Ele faria um pacto com ele, um pacto eterno. Deus . . .

200 Um pacto é sempre feito através de um juramento, então não há ninguém. . . Você faz um juramento por alguém maior do que você; faz um juramento por sua mãe, faz um juramento por sua nação, faz um juramento por algo, faz um juramento por Deus. Mas você não pode fazer um juramento a não ser que seja por alguém maior que você.

201 E não havia ninguém maior do que Deus, então Ele jurou por Si mesmo, por Si mesmo (Amém.), jurando por Si mesmo que Ele confirmaria este pacto. Amém. Oh. Oh. Jurar por isto, Ele preservaria a Semente de Abraão. O que é a Semente de Abraão para o gentio? O batismo do Espírito Santo, a Semente de Abraão. Jurou por Si mesmo: “Eu os ressuscitarei, a cada um. Eu lhes darei a Vida Eterna e os colocarei aqui de volta na terra.” A respeito de -- que temos que pensar?

202 Então nós O vemos no círculo do arco verde, cor âmbar. Este esverdeado, o que o verde representa? Vida. As sempre-verdes são verdes, sempre permanecem verdes, é vida. O que isto significa? Que Deus tem prometido, como Ele fez um juramento lá atrás em Gênesis, que Ele -- colocou o arco-íris no céu, que Ele não destruiria mais este mundo com água. Ele também fez o seu juramento e jurou por Si mesmo, que toda Semente de Abraão Ele a ressuscitará, e este mundo suportará todo abalo de seus julgamentos. Os julgamentos pelos quais passaremos nas lições futuras que nos chegarão, lhes mostrarão onde este mundo expelirá e se tornará vulcânico, e explodirá em pedaços, de cabeça para baixo e tudo mais. Mas Ele jurou por Si Mesmo que Ele não o destruirá, mas Ele o purificará novamente e colocará os Seus filhos na terra para aquele Milênio. Oh, que coisa.

Estou atento pela chegada daquele alegre dia do milênio, Quando nosso bendito Senhor virá e levará embora a Sua Noiva que espera;
Oh, meu coração está ansioso, clamando por aquele dia de doce libertação,
Quando o nosso Salvador regressará à terra novamente.

203 Oh, como estamos ansiosos por ver aquele dia; Ele prometeu que o grande milênio chegaria. E outra coisa, a razão pela qual Ele estava cercado, Ele é um Deus que guarda o pacto. Ele manterá Seu pacto.

204 Agora, vamos tomar o verso seguinte de qualquer modo. Que coisa, queremos mais um, e temos somente mais uns dez, quinze minutos para fazer isto. Vocês estão muito cansados? Vocês querem seguir em frente? [A congregação diz: “Amém.” -- Ed.]

Correto, vamos pegar o versículo 4:

E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestidos brancos; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. 205 Talvez não passaremos por todo o versículo, mas vamos começar com o 4º versículo. Veja agora, quando João O viu, aquela cor esmeralda ao Seu redor; nós temos todas as cores, os arco-íris, e assim por diante, e a respeito de tudo que isto era. Agora, no 4º versículo, a primeira coisa que ele fala aqui, no 4º versículo . . .
E ao redor do trono . . .

206 Observe. É um quadro tão lindo aqui; não percam isto. O trono . . .

207 Você sabe, vamos voltar a Moisés. Moisés. . . Nós não temos tempo para escavar isto, então você apenas tome o que estou dizendo. Moisés, quando lhe foi dada uma visão em cima do Monte Sinai . . .

208 Eu quero que você observe que este não era mais o trono da graça. Ali o sangue havia cessado, e o sacrifício estava de volta novamente, e eles tinham sido aceitos, e o sangue estava fora do trono de misericórdia. E ele era agora o trono do julgamento, porque trovões e relâmpagos saíam dele. É isto correto?

209 Recordem, foi como no Monte Sinai. Quando Moisés foi para o Monte Sinai, o que aconteceu? Trovão, relâmpago. E mesmo se uma vaca, ou um bezerro, ou uma ovelha, ou qualquer um que até mesmo tocasse no monte, ele morreria. A Bíblia diz: “Tão grande foi o tremor que até mesmo Moisés o temeu.” E Moisés. . . Disse: “Tire as suas sandálias aqui; estás em terra santa.” Josué, o grande guerreiro, era para levar os filhos para o outro lado e dividir sua herança, só pôde subir até a metade do monte.

210 Aqui estava Moisés ali em cima com as cores de Deus, lampejos de relâmpagos e esmeralda ao seu redor, observando aqueles mandamentos serem escritos. De pé na Presença de Deus, aquela voz falando de volta: “Moisés, onde tu estás? Tire tuas sandálias; estás em terra santa.”

211 O tribunal, estava estabelecido agora, nada poderia se colocar ali exceto os redimidos. O pecador não podia se aproximar dali de modo algum (Está consumado), o tribunal. Correto.

212 Agora, Moisés fez coisas na terra, fez o tabernáculo como as coisas que ele viu no céu. Nós sabemos disto, não sabemos? Descobrimos que Paulo fez a mesma coisa. Deve ter. . . Hebreus 9:23, que Moisés fez as coisas exatamente como ele fez. E Paulo em sua visão quando ele subiu até o céu, quando ele ensinou aquele grande Livro de Hebreus, ele deve ter visto em sua visão a mesma coisa que Moisés viu. Porque ele disse isto, ele ensinou aquele maravilhoso Livro de Hebreus. . . como o cristianismo era -- era o antítipo do Velho Testamento. Ele foi um grande ensinador; Paulo foi. Agora, aquele era o Seu trono então. Então no. . .

213 Vamos apenas. . . ? . . . Se eu não posso . . . eu ia passar por isto, mas eu simplesmente não posso fazê-lo. Onde está o quadro. . . Você o levou de volta? Está lá atrás, Doc? Bem, talvez eu possa te fazer ver isto daqui. Eu. . . eu. . . Agora, veja, peguem seus lápis e papel, pois eu quero dizer algo aqui. Eu -- eu estava assentado nesta manhã quando algo veio a mim. Agora, eu lhes direi o que eu fiz; se observarem, eu tenho isto desenhado aqui atrás. Vêem? Apenas desenhei como o Espírito me deu (Vêem?) ,desenhei aqui o que isto seria. Mas eu -- eu quero dizer algo bem aqui.

214 Agora, Deus, quando Ele está no trono, Ele então é Juiz. É isto correto? Quando o juiz julga? Quando ele chega no seu lugar de julgamento, um trono. Agora, eu quero que você observe como no Velho Testamento era feito, como era feita a aproximação da corte ao Seu trono, e como João viu aqui. Nós não entraremos nisto nesta manhã, em tudo isto. Mas como João viu as mesmas cortes de introdução Dele, e o que a introdução de Sua corte é. Agora, oh, eu amo isto.

215 Agora, no Velho Testamento, ali havia o que era chamado de congregação, onde as pessoas se reuniam. A primeira coisa, antes delas entrarem na congregação, para entrarem ali, elas tinham que vir sob o sangue derramado: pátio exterior. Primeiro elas vinham às águas de separação, onde a novilha vermelha era morta e fazia as águas de separação. Este é o pecador que vem e ouve a Palavra.

216 Foi assim que este grande rabino judeu foi trazido ao Senhor, me ouviu pregar sobre isto lá embaixo em -- em Tulsa. Em Tulsa, foi. Estávamos ali em Tulsa, Oklahoma. E ele foi até ali, apenas um curioso. E ele foi depois do culto, ele disse: “Eu sei.” Disse. . . Ele é um dos sete rabinos de projeção no mundo. E ele foi até ali, disse: “Eu quero ver o que estes Homens Cristãos de Negócios. . .” Eles os chamam de Pentecostais. “Eu quero ir e assentar e ouvir.”

217 E quando o Senhor me falou sobre sacrifício daquela novilha vermelha, depois do culto ele encontrou com alguns irmãos lá atrás, disse: “Eu quero falar com o homem. Eu sei que ele nem mesmo tem cultura.” Mas disse: “Eu sou um rabino judeu que conhece todas estas diferentes abordagens e coisas assim,” disse: “Eu nunca vi isso em toda a minha vida.” Disse: “Eu nunca vi isto.”

218 E agora ele é um rabino Pentecostal, cheio do Espírito Santo, vai em todas as partes, pregando o Evangelho. “Rabino Pentecostal,” ele chama a si mesmo. Ele foi até o Washington Youree Hotel, outro dia quando nos encontramos lá embaixo no irmão Jack, e uma senhora o conhecia, ela disse: “Rabino,” disse ela: “nós temos um ótimo quarto para você,” mas disse, “não temos televisão lá.”

219 Ele disse: “Aquelas coisas são ‘infernovisão’, joguem-nas fora. Eu não a quero ali de modo algum; se estivesse lá, eu faria com que você a colocasse para fora.”
Ela disse: “Rabino.” Ele disse: “Eu sou um rabino Pentecostal!” Aleluia.

220 Disse: “Agora, quando você for a Israel, irmão Branham, eu quero ir com você.” Disse: “Podemos levar isto para o nosso povo.”

221 Eu disse: “Agora não, rabino, agora não. Agora não, ainda não é a hora, espere um pouquinho.”

222 Agora, observe aqueles lugares santos. Agora, quando você entrava nos átrios, primeiro eram os átrios, o átrio exterior. O seguinte era o altar, onde os sacrifícios eram oferecidos, o altar de bronze. Então do lado de fora do altar de bronze, havia um véu pendurado aqui que dava entrada ao santo dos santos; e ali dentro estava o propiciatório, ali estavam os Querubins. É nisto que eu queria entrar na nossa próxima lição, aqueles Querubins sombreando o propiciatório. Oh, que coisa. Eu . . . Nós poderíamos simplesmente permanecer o mês inteiro nisto (Vêem?), naquele Querubim.

223 Agora, agora, observe enquanto entravam, a congregação podia ir ali; os sacerdotes podiam se colocar aqui; mas somente o sumo sacerdote podia entrar lá, uma vez por ano, levando o sangue consigo.

224 E ele tinha que estar vestido de uma determinada maneira, um determinado traje; tinha que ter um sino e uma romã, um e o outro. E quando ele andava, ele tinha que andar de certo modo. Enquanto ele andava, ele tocava: “Santo, santo, santo ao Senhor. Santo, santo, santo ao Senhor,” aqueles sinos e romãs tocavam juntos: “Santo, santo, santo. . .” Por que? Ele estava aproximando de Deus, tendo o sangue do pacto em sua mão, indo diante Dele, carregando o sangue.

225 Ungido (Oh, que coisa.) com certos perfumes. Suas roupas tinham que ser feitas através de mãos cheias do Espírito Santo, mãos especializadas faziam suas roupas. A rosa de Saron, o azeite da unção, derramado em sua cabeça, e o azeite escorria por sua barba e então sobre ele, deixando um aroma real; a romã e o sino; levando o sangue de um cordeiro inocente; e ele não ousava se aproximar daquele véu fora. . . ele morreria bem ali onde ele estava de pé. Então ele tinha que ir, andando de um certo modo: “Santo, santo, santo ao Senhor. Santo, santo, santo” (aproximando de Deus) “ao Senhor. Santo, santo, santo. . .”

226 E ele entrava ali e oferecia o sangue no propiciatório uma vez por ano. E enquanto ele estava ali dentro, ele era privilegiado ao ver a glória da Shekinah, quando a Coluna de Fogo, a Luz esmeralda vinha, a que guiou para fora os filhos de Israel. Ele até mesmo enfumaçava o templo para que ninguém pudesse ver aquilo. A glória do Senhor caía até que tudo estivesse enfumaçado. E Ele vinha em Si mesmo, entrava atrás do véu e se estabelecia no propiciatório, no santo dos santos, o lugar santíssimo, é chamado, santo dos santos. E ele tinha que estar vestido de uma certa maneira, andar de uma certa maneira, ungido de um certo modo. Ele era uma pessoa especial para entrar ali. Como a congregação devia invejá-lo.

227 Mas quando Jesus morreu, o véu do templo se rasgou. Não somente o sumo sacerdote, mas seja quem for que desejar, pode ter aquela mesma unção da glória da Shekinah e andar numa vida santa: “Santo, santo, santo ao Senhor,” e se aproximar da própria Presença de Deus, através do Sangue de Jesus Cristo diante de si. Tome-o num: “Senhor Jesus, aqui está um homem doente; ele é meu irmão. Ele está no leito da morte neste momento agora para morrer. Estou me aproximando de Ti.” Santo, santo, santo ao Senhor.

“Para que?” “Como um sumo sacerdote.” “Para que?”
“A favor do meu irmão.” Santo, santo, santo ao Senhor.

228 Aí está você. Seu andar diário, o seu falar diário, o seu comportamento diário, seu coração, sua alma, e tudo: Santo, santo, santo ao Senhor. Nenhuma raiz de amargura, nada mais: Santo, santo, santo ao Senhor. Santo, santo, santo ao Senhor, enquanto começamos a nos aproximar a favor de nosso irmão. Quem desejar pode vir, ungido, o Sangue está na sua frente, o Sangue vai na frente dele tocando: santo, santo, santo ao Senhor.

229 Agora, aquele era o átrio externo, o lugar santo. E o santo dos santos, aquele era o santuário de Deus na terra. Observe, foi tipificado segundo o do céu. Agora, vamos voltar diretamente agora a esta mesma Escritura. Oh, à medida que entrarmos em Apocalipse, podemos voltar diretamente a isto de novo. Vêem? 230 Agora, ele. . . João, onde está João? No átrio. Vamos apenas ler só mais um pouquinho adiante aqui para que então você tenha uma idéia.

E do trono saíam relâmpagos. . . trovões. . . vozes; e ali havia sete lâmpadas de fogo. . . (espere entrarmos naquilo.). . . diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. . . Refletindo a Luz de Deus na Igreja, diretamente do trono de Deus.

231 Não através de um seminário, não através de algum bispo; mas do trono de Deus através da revelação do poder da Sua ressurreição, fazendo-O o mesmo ontem e eternamente. Aquelas sete estrelas ali refletindo aquela Luz, a Luz da Shekinah, da glória da Shekinah, do santo dos santos. Sete lâmpadas em fogo, colocadas no topo daqueles castiçais, refletindo Sua Luz, Suas cores do Seu poder da Sua ressurreição, diretamente para a Igreja. Amém.

E havia diante do trono. . . como um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos por diante e por detrás.

232 E ele segue adiante e começa a dar a este -- estes animais, a mesma coisa que Ezequiel viu: aqueles guardas, um como homem, um como leão, e um como a águia. O que foi isto? Agora, observe, quando nós os trazemos e mostramos que o Leão da tribo de Judá e todos aqueles de suas diferentes tribos, se assentavam nos quatro muros, e eles estavam guardando este propiciatório. Oh, que quadro. Oh, eu apenas. . . Há grandes dias pela frente.

233 Como os temos visto. . . Agora, aquele era o trono de Deus no céu. Moisés o exemplificou na terra, era o trono de Deus, porque o Seu tribunal estava representado aqui na terra no santo dos santos. Deus. . . Todo Israel vinha até aquele lugar para encontrar misericórdia, porque Deus só era encontrado sob o sangue derramado.

234 Agora, ouçam atentamente. Então a glória da Shekinah se foi daquele trono de misericórdia um dia, e se estabeleceu em outro Tabernáculo (Amém.), Este, “O Pai a ninguém julga, mas Ele entregou todo o julgamento ao Filho”: O tribunal de Deus. “Vocês falam contra Mim, isto vos será perdoado,” falar outra -- Outro está vindo, outro propiciatório. Falar. . . Vocês podem falar contra o Filho do homem, e Eu vos perdoarei; mas um dia o Espírito Santo virá para habitar no coração das pessoas, uma palavra contra Ele nunca vos será perdoada.”

235 Isto continua ficando mais severo e mais severo o tempo todo, o julgamento, porque Deus continuamente está desgastando a Sua paciência, tentando levar os pecadores até Ele para se reconciliarem. Primeiro, Ele estava nos céus acima e brilhando nas estrelas. Em segundo lugar, Ele estava na terra brilhando através da glória da Shekinah. Depois, Ele veio e foi feito carne e habitou no nosso meio, continuou desgastando Sua paciência. Então Ele redimiu o homem através de Seu Sangue, entrou em Sua Igreja na forma do Espírito Santo, e falar contra Aquilo é uma coisa consumada, acabada.

236 Agora, você pode ver de onde está vindo a agitação. Estamos em um tempo que eles não se dão conta. O povo não pode compreender o que isto significa.

237 Agora, o primeiro trono estava no céu, o trono do julgamento. O segundo trono estava em Cristo; o terceiro trono está no homem.

238 Agora, deixe-me tomar esta coisinha que eu tenho desenhado aqui. Nós vamos fazer. . . eu gostaria de ter um quadro negro, e eu poderia fazer isto talvez mais compreensível para vocês. Nós vamos tomar e desenhar os átrios, apenas farei isto como um círculo redondo, ou assim, tanto faz. Agora, nós vamos pegar. . . eu creio, assim talvez seja melhor; vamos tomar e fazer os átrios.

239 Agora, o que é o homem? Ele é um ser trino: corpo, alma e espírito. Quantos sabem disto? Observe a aproximação de Deus. O que é seu coração? Você recorda da minha mensagem: “Escolhe Deus o Coração de um Homem para a Sua Torre de Controle?” O diabo escolhe sua cabeça para a sua torre de controle. Vêem? Ele lhe faz ver coisas, olha através de seus olhos. Mas mesmo assim Deus em seu coração lhe faz crer nas coisas que ele não pode ver. Vêem? Vejam, Deus está em seu coração; e no coração do homem está o trono de Deus. Você compreendeu isto? O homem. . . Deus faz o Seu trono no coração do homem.

240 Agora, observe. Qual a primeira parte do homem? A primeira parte do homem é o corpo. A parte seguinte é sua alma, que é a natureza do seu espírito, que o faz ser o que ele é. Ele aproxima agora. Agora, a terceira parte do homem é seu espírito, e seu espírito está no centro do seu coração, e no centro do coração é onde Deus chega para o trono.

241 Vocês se recordam, recentemente, os -- os jornais mostraram isto em Chicago, cerca de quatro anos atrás, quando o velho crente -- velho incrédulo, melhor dizendo, costumava dizer que Deus errou através de Salomão quando Ele disse: “Como o homem pensa em seu coração.” Disse: “Não existe nenhuma faculdade mental dentro do coração com que pensar. Como poderia ele pensar com seu coração? Ele tem que -- ele quis dizer sua cabeça.”

242 Se Deus quisesse dizer: sua cabeça, Ele teria dito “sua cabeça.” 243 Como Moisés, e se Moisés. . . Deus teria dito: “Moisés, tire suas sandálias; estás em terra santa.”

Ele disse: “Oh, bem, eu tirarei meu chapéu, já está bom”? Ele disse “sandálias.” Ele não disse: “chapéu”; Ele disse: “sandálias.”

244 E quando ele disse: “Arrependei-vos, e sejam batizados no Nome de Jesus Cristo,” Ele não quis dizer: Pai, Filho, Espírito Santo. Ele quis dizer exatamente o que Ele disse.

245 Quando Ele disse: “Você deve nascer novamente,” Ele não disse: “Você deveria ser.”
246 Ele disse: “Estes sinais seguirão àqueles que crêem.” Ele nunca disse: “Talvez eles seguirão.”

247 Ele diz o que Ele quer dizer. E Ele é Deus e Ele não pode voltar atrás. Ele conhece o que é perfeito, então Ele faz isto desta forma, e esta é a maneira que Ele -- tem intenção que isto seja, e você tem que chegar até isto, Ele não desce à sua concepção, você é que tem que chegar até o conceito Dele. Esta é a diferença.

248 Agora, agora, neste sistema do corpo, alma. . . Agora, se você pegar a palavra “alma” e a examinar, ela dirá a você no -- no dicionário Bíblico ou Webster, qualquer um deles, é “a natureza do espírito.”

249 Agora, aqui está um homem, digamos que aqui está John Doe. Correto. John Doe, e aqui está San Doe. Correto. Agora, John Doe é um homem, corpo, ele é um irmão para San Doe. Agora, John é um espírito, alma, corpo; e San Doe é a mesma coisa, corpo, alma, espírito. Vê você? É corpo, alma, espírito. Agora, este homem é mau, egoísta, trapaceiro, rouba, mente, comete adultério, qualquer coisa má que ele possa fazer; mas este homem está cheio de amor, paz, alegria. Ambos têm alma, corpo e espírito. Bem, qual a diferença? Este homem pode voltar e dizer: “Eu recordo de minha mãe. Eu recordo das coisas que fizemos quando éramos garotos”; ambos podem. Ambos têm espíritos; ambos têm alma; ambos têm corpos.

250 Mas a natureza do espírito deste homem é má; a natureza deste homem é boa. Vêem? Então a natureza do espírito é a alma do homem. Vêem? Então agora, Deus está tentando entrar em que? No espírito e coração do homem. Onde o espírito fica é no coração.

251 Você sabe, e a ciência disse (assim eu nunca termino isto) aquele homem não poderia pensar com seu coração. E a ciência começou a descobrir que há um pequeno compartimento no coração humano (não no coração do animal, mas no coração humano), não há nem mesmo uma célula sanguínea, nem nada. Eles disseram: “Deve ser o lugar onde a alma se aloja, ou o espírito.” Apenas -- apenas deixe-os quietos; eles tomam suas próprias coisas tolas e provam a Deus. Isto é correto. Deus apenas faz com que os tolos testifiquem Dele.

252 Agora, aí está, grandes manchetes no jornal. A garotinha do irmão Boze disse: “Irmão Branham, você sabe o que o senhor estava falando outro dia?” Disse: “Veja, veja, a ciência já encontrou.”

253 Eu disse: “Bem, bendito seja Deus. Eu quero isto, irmã; eu quero – eu quero isto.”

254 A alma do homem é a natureza do espírito, e o espírito habita no coração do homem.

255 Agora, agora, o que está no átrio exterior? Esta é a carne. Vêem? Esta é a primeira coisa a que você chega, na carne. Você tem que consumir aquilo primeiro. Você tem que passar além da carne. “Eu -- eu não sinto de levantar e ir para a igreja; as estradas estão bem escorregadias. Eu -- eu. . . Está muito quente. Oh, igreja, eu não sei.” Esta é a carne. Correto. Agora, você tem que consumi-la e passar por aquilo; Deus tem que atravessar aquilo.

256 Da próxima vez que Ele vier, Ele tem que vir na alma; esta é a natureza. “Oh, o que os Jones dirão ao meu respeito? Oh, que coisa. Você sabe, minha igreja me chutará para fora se eu -- se eu fizer algo como isto.” Vêem? Mas você tem que andar através daquilo.

257 E quando você passa através daquilo, então Ele entra no coração e é ali onde Ele está entronizado. Aquele é o Espírito Santo em você. Jesus disse: “Seria melhor se colocasse uma mó no seu pescoço e fosse jogado nas profundezas do mar, do que ofender um desses pequeninos que crêem em Mim.” Não faça nenhum mal a eles; até mesmo lhes trazer ofensas, contrariá- los em alguma coisa. É melhor que você mesmo se afogasse, ou nunca tivesse nascido na terra, do que trazer ofensa a um. Ele quis dizer isto? Poderia Ele mentir? Os apóstolos disseram isto? Não. Jesus disse isto. Jesus disse: “Se ofenderdes a um deles, destes pequeninos que crêem em Mim.”

“Estes sinais seguirão aos que crerem.”

258 Algum grande, enorme sujeito disse: “Oh, eu creio Nele. Aleluia.” 259 “Você já falou em línguas, interpretou línguas, expulsou demônios, visões, e assim por diante, como Ele prometeu?”

260 “Não, aqueles dias já passaram.” Ele não é um crente; ele é um manufaturado.

261 Jesus disse, as últimas palavras que Ele disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem, a todo mundo e toda criatura.” Isto é correto. “Eles seguirão o crente até minha volta.” Estas são as últimas palavras que Ele disse. Quantos sabem disto? Na Bíblia, Marcos 16.
Agora, veja, ele é um manufaturado.

262 Mas quando você encontra um crente que realmente crê, com sinais o acompanhando, e você vê a humildade de sua vida, não um personificador, sabe que ele é um cristão, um verdadeiro, artigo genuíno, apenas fique quieto. A coisa é, se una rapidamente com eles, comece a se mover, porque você está se movendo diretamente para o caminho do Rei.

263 Agora, o que aconteceu? Observe isto. Os átrios exteriores foram na era de Lutero, como começamos no corpo da Igreja gentia.

264 Recordem, eles eram judeus até mais ou menos no tempo de – de seiscentos e seis D.C. quando isto chegou em Tiatira, foi quando quase todo judeu se converteu. Mas depois dos judeus, isto caiu aqui para ambos, judeus e gentios (mas a maioria judeu). Mas quando isto realmente chegou através da era gentílica, veio este lado (Vêem?), veio Martinho Lutero, João Wesley, e os demais. Vêem?

265 Agora, observe estes últimos “três” depois daquela era negra, chegaram até à idade média e morreram. Quando isto chega, observe estes átrios exteriores. Vejam: carne, alma, espírito. Vêem? Aquele átrio exterior: a carne. O lugar santo: Nazareno, Peregrino da santidade, Metodistas liberais. Vêem? E então o santo dos santos: de volta ao Pentecostal, onde isto começou no princípio (Vêem?), de volta ao princípio.

266 Agora, se você está desenhando isto, eu quero que você anote agora que existem cinco portões que vão na carne, que controlam a carne. Você sabe que estão ali, esses são os cinco sentidos. Quantos sentidos controlam o corpo? Cinco: visão, paladar, tato, olfato, audição. É isto correto? Esta é a carne, os átrios exteriores; estas são as coisas das quais você não pode depender porque são carne.

267 Os átrios interiores então, nós temos os átrios interiores, que são o próximo altar. E o próximo altar chega, e ele chega com -- com a consciência, imaginações, memórias, paixões, e afeições. Estes são os cinco sentidos que controlam os átrios interiores. Esta é a alma. Sentidos de afeições, esta é a alma, amor e assim sucessivamente. E então o próximo neste sensor aqui, seria também a memória, e a consciência, e misericórdia, e assim por diante, e -- e a imaginação. Você se assenta e imagina coisas, o que você faz com isto? Você não faz isto com sua carne; seus sentidos não imaginam. É o átrio interior dentro de você.

268 Tem três portões. O que estamos fazendo? Estamos penetrando agora; não percam isto. Vindo da carne, os cinco sentidos; o seguinte, a alma, os átrios interiores; mas agora você entra no coração. Vêem?

269 Agora, aí é onde você, bom peregrino da santidade e metodista, permaneceram no altar lá fora. Veja, você está nos átrios, vocês luteranos e demais de volta na carne, de volta com os cinco sentidos, o que o olho pode ver e formar. . . vêem?

270 Aqui vem o Peregrino da Santidade que era simplesmente o metodista liberal, vem ao próximo átrio e crê na santidade, porque foi chamado para o lugar santo onde o sacrifício era colocado.

271 Mas uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no santo dos santos que era proibido. Ali estava a era luterana; depois a era metodista; então esta era; as luzes da igreja se aproximando, que é como no sistema do ser humano.

272 Então como -- como entramos nisto? Agora, recorde, ali havia um véu, um véu que estava pendurado entre o santo e o santo dos santos. No santo dos santos é onde Cristo vem e se assenta no trono do seu coração. Cristo é entronizado. Ele vem através da justificação (é isto correto?); santificação; “e então através de um. . . (água, através de uma igreja, através de um credo) através de um Espírito,” daqui somos todos batizados em um só corpo o qual é o corpo de Cristo. Através do que? Espírito Santo.

273 Quem entra? Metodistas, batistas, presbiterianos, pentecostais, seja quem desejar. Aquele véu, você sabe que aquele véu é aquele véu de seu coração? Está você pronto? Aquele véu é chamado “vontade própria.” Você captou o quadro agora? Esses sentidos aí fora, os sentidos no corpo e os sentidos para a alma, e o véu entre aquilo e o lugar santo, o santo dos santos. . . E a única maneira pela qual você pode entrar ali é através da vontade própria “pois todo aquele. . .” o que? Todo aquele que estreitar as mãos? Todo aquele que for imergido? Todo aquele que se unir à igreja? Todo aquele aquele levar sua carta? Quem fizer isto? Não. “Quem quer que seja que entrar além do véu. . .” 274 Deixe Cristo entrar nestes sentidos; diga: “Bem, eu devo fazê-lo. Eu não quero ir para o inferno; isto é uma coisa. Eu unirei à igreja.” Tudo bem, luteranos.

275 “Bem, eu lhe direi uma coisa; eu creio que devo viver uma vida diferente, o que eu puder,” santificação no altar. Correto, metodistas.

276 Correto, então para quem desejar, deixe-o passar pelo véu rasgado. Oh, glória seja dada a Deus. Eu estou do outro lado. Aleluia ao Seu Nome. Oh, que coisa. Para quem desejar, deixe-o rasgar as cortinas de sua própria vontade e deixar Deus entrar no seu coração. Lá está Cristo no Seu tribunal no coração humano. O que acontecerá?

277 Você diz: “Eu tenho que. . . Oh, eu -- eu posso contar piadas sujas; isto não me condena.” Por que? Você não tem nada para te condenar. Ninguém está ali -- para tirar isto para fora. Não há ninguém ali para -- te condenar. “Bem, vou te contar,” as mulheres dizem: “Eu posso usar cabelo curto; isto não me condena.” Não é de se admirar. Vêem? “Não. Eu -- eu posso usar shorts, eu posso fazer isto. Eu. . .” O homem diz: “Não faz mal fumar cigarros.” Diz: “E não me faz mal jogar um pouco -- um pouco de baralho e atirar alguns dardos,” e seja o que for que eles fazem. “Isso não me faz mal.” E eles continuam pertencendo à igreja. Vêem? “Não me faz mal fazer isto.” Por que? Por que? Não há nada ali para te julgar.

278 Mas quando Cristo entra, você criou um altar no seu coração e seus pecados são tirados diariamente. E o grande santo Paulo disse: “Morro diariamente. Embora eu viva, mas não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.” Este é o véu interior. Oh, irmão, irmã.

279 Apressado, eu sei. . . Oh, não, eu. . . eu apenas não consigo terminar isto; já passou do tempo. Vejamos. Deixe-me apenas. . . Não, é melhor não. Veja, eu quero tomar os vinte quatro anciãos, eu sei que estou detendo todos vocês de seus jantares. Nós apenas. . . Vejamos, o que. . . quantos opinam para tomar os vinte e quatro anciãos? Apenas. . . [A congregação diz: “Amém.” -- Ed.] tudo bem, só um minuto. Está certo, só uns minutos, “Vinte quatro anciãos,” então, vamos apanhá-los rapidamente agora.

. . .ao redor do trono, havia vinte. . . ao redor do trono.”

280 Agora, você vê o que. . . Onde está o trono agora? No seu coração. No coração de quem? Dos membros das Sete Eras da Igreja, Cristo. “Dizer uma palavra contra seus atos, você é condenado.” Você responderá por isto no dia do julgamento. E quem julgará a terra? Os santos julgarão a terra.
281 Quem Daniel viu chegando com milhares de dezenas vezes milhares de dezenas? Os Santos. Os Livros foram abertos, pecadores. Outro Livro foi aberto, que era o Livro da Vida, a virgem néscia. Oh, que coisa, não pode você ver isto? A igreja néscia, aqueles que saíram para encontrar o Noivo e deixaram o Azeite acabar de suas lâmpadas; nunca entraram Nisto, nunca deixaram Cristo tomar controle para que Ele pudesse operar milagres e falar em línguas e fazer maravilhas e coisas, para provar que Ele viveu em Sua igreja.

282 E se Jesus tivesse vindo à terra e dito: “Eu sou Jesus, Eu sou Filho de Deus,” nunca fizesse nada, apenas dissesse: “Eu -- Eu subirei aqui e me unirei à igreja”? Teria aquilo sido o Filho de Deus?

283 O que Ele disse? “Se Eu não fizer as obras de Meu Pai, então não creiais em Mim.”

284 Oh, que coisa. Vê você isto? Deus declara a Si mesmo; Ele ama fazê-lo.
Ele é Jeová. Ele gosta de Se fazer conhecido. Oh, estou tão contente por isto. Sim, senhor. Ele Se fez conhecido a mim; eu sei que Ele tem feito a você. Algumas de vocês, pessoas jovens recém convertidas, embora vocês não -- talvez não O conheçam no poder e grandes coisas que os cristãos mais velhos fazem, mas você está indo diretamente para isto. Você está indo diretamente para o caminho do Rei, não. . . apenas continue olhando e seguindo o mais forte que você puder. Corra, corra e corra o mais que você puder. Não páre para nada; apenas siga em frente.

285 Como a pobre irmã Snelling costumava cantar:
Estou correndo, correndo, correndo, eu acabei de atravessar;
Correndo, correndo, correndo acabei de atravessar;
Correndo, correndo, correndo, e você não pode se assentar. (Pobre velha alma, ela está do outro lado hoje)

286 Correto, agora, e ali havia -- ali havia tronos e lá -- havia . . . ali havia vinte e quatro lugares. Agora, quanto isto seria, vinte e quatro? Vinte e quatro. Correto: . . .vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos. . . vinte e quatro anciãos (um em cada lugar) vestidos de vestidos brancos; e tinha sobre suas cabeças coroas de ouro.

287 Agora, “os vinte e quatro anciãos.” Eu quero que você observe aqui que eles não eram seres angelicais. Os anjos não estão associados, seres celestiais não estão associados com coroas e tronos. Vejam, eles nunca estão associados; eles são Anjos; eles nunca venceram. Se você observar um pouquinho depois, os hinos que eles cantavam, e coisas, provavam que não eram. Vêem? Eles cantavam o hino da redenção; então Anjos não precisam ser redimidos. Vêem? Correto, mas eles -- eles eram homens redimidos.

288 Eu. . . gente, eu não vou ter tempo para tomar isto. Mas você que está anotando, se você deseja saber que eles eram homens redimidos, tomem Mateus 19: 28. Correto, Mateus 19: 28. Apocalipse 3:21, então. . . ?. . .Apocalipse 20:4, Apocalipse 2: 10, I Pedro 5: 2 e 4, II Timóteo 4: 8, isto te mostrará que eles são redimidos. Eu quero passar por isto nesta manhã. Vocês vêem? E vocês pesquisem isto durante as semanas. Vocês vêem? Eles não eram -- eles não eram seres angelicais; eles não eram seres celestiais. Eles eram homens redimidos. Vêem? Você pode considerar suas vestes, a maneira que eles vestiam; você pode considerar suas posições, o que eles tinham; você pode considerar seus hinos, o que eles cantavam; e saber que eles não eram seres angelicais.

289 Eu detesto fazer isto, mas vamos ler mais uma Escritura. Vocês querem? Correto. Vamos voltar para Daniel 7, só por um momento, aqui atrás, Daniel 7, e apenas ler a Escritura aqui. Eu quero. . . Então isto irá te ajudar bastante no restante da mensagem nesta manhã. Tenho certeza que isto -- que isto te fará sentir bem melhor depois que você ler isto e ver isto, veja o que Daniel, no capítulo 7 de Daniel, e vamos começar agora do. . . Daniel 7, vamos começar no ca -- versículo 9. Agora, ouçam atentamente estas coisas:

Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; e seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como. . . a limpa lã; e o seu trono, chamas de fogo, . . . (vê você isto novamente voltar para aquele fogo esmeralda.) . . . e as rodas dele, fogo ardente.

Um rio de fogo manava e saía diante dele; milhares e milhares o serviam, e milhões de milhões. . . (aí vem seus redimidos.). . .estavam diante dele; assentou-se o juizo, e abriram-se os livros. . . (livros, plural). . . foram abertos.

290 Agora, observe, este julgamento havia estabelecido. Vêem? Agora, observe. Daniel. Quando ele viu os tronos do julgamento, eles estavam vazios, ele viu os tronos postos, descidos do céu, e o Ancião de dias desceu do céu. Mas quando João O viu, o trono já estava ocupado por Jesus, e os tronos pelos discípulos e patriarcas redimidos, já estavam preenchidos. Vêem? Daniel viu isto quinhentos anos antes do tempo de Cristo. E então depois de Cristo, perfizeram dois mil e quinhentos anos, e João estava vivendo em uma era que há de vir, e ele havia visto tudo isto acontecer. Onde, Daniel não viu isto, ele simplesmente viu o Ancião de dias chegar; ele O viu chegar. Mas quando João O viu, o trono estava preenchido, (Vêem?); os tronos foram postos com o Ancião de dias, o julgamento foi estabelecido. Mas quando João O viu, os anciãos ainda não haviam sido escolhidos no tempo de João -- ou melhor, no tempo de Daniel, mas eles já estavam redimidos no fim do tempo. Louvado seja o Senhor. Oh, que coisa. Oh, não é isto. . . Não é Ele maravilhoso?

291 Então Daniel 7, ele . . . O que Daniel -- Daniel fez? Ele previu o julgamento, viu que os tronos estavam vazios. Veja, eles tinham que estar vazios. Como João em seu tempo, depois da Igreja raptada, eles foram ocupados pelos anciãos remidos. [O irmão Branham bate no púlpito -- Ed.]

292 O que um ancião significa? Se você tomar a palavra “ancião”; eu tenho quase -- todas estas definições anotadas aqui; eu apenas as estou pulando. “Ancião” significa: “o chefe de uma cidade ou o chefe de uma tribo.” Um ancião, “o chefe de algo.” Como eu -- eu seria um. . . O irmão Neville neste momento é um ancião para esta igreja. O que ele é? Ele é a cabeça deste corpo local. Vêem? E o -- o prefeito da cidade seria o ancião desta cidade (Vêem?), o ancião das cidades. Você recorda de volta nos tempos da Bíblia, os anciãos da cidade? “Ancião” significa: “o cabeça de uma cidade ou o cabeça de uma tribo.”

293 Agora, quantos eles eram? Vinte e quatro, vinte e quatro anciãos. É isto correto? Agora . . . Oh, que coisa. Quem eram? Os doze apóstolos e as doze tribos de Israel, os doze patriarcas. O. . . Agora, vamos levar isto diretamente enquanto entramos nas outras lições e provar que isto é correto, então estou contente por você estar anotando isto agora. Vêem? Os doze patriarcas e as doze tribos de Israel. . . Agora, observe. Jesus disse isto . . .

294 Pedro perguntou um dia, disse: “O que receberemos nós? Temos deixado pai, mãe, marido, esposa, crianças, e tudo mais; temos deixado tudo.” Pedro disse: “Deixamos nossas esposas; deixamos nossos filhos; deixamos nosso pai e mãe, nossas casas e terras para Te seguir.”

295 Ele disse: “Na verdade, na verdade vos digo, que vocês se assentarão nos doze tronos para julgar as doze tribos.” Aí está você; estes são os remidos, os anciãos redimidos.

296 Veja -- veja Davi re-- representando Cristo. Vêem? Quando Davi estava vindo em poder, a primeira coisa, ele teve um terrível tempo antes dele entrar no poder. Embora ele tivesse a unção sobre si, a unção estava sobre ele. E muitas pessoas pensavam que ele era apenas um pequeno renegado, um sujeitinho que era diferente, tentando arrancar algo. Mas havia alguns homens que sabiam que ele se tornaria um rei; eles permaneceram exatamente com ele. Irmão, quero dizer que você não podia tirá-los dele, enquanto eles andavam. 297 Certo dia ele subiu ao monte, olhou para baixo e viu a sua própria pequena amada cidade sendo cercada pelo inimigo. E ele se colocou ali e recordou quando ele era garotinho, ele costumava levar as ovelhas por ali e beber daquela água, era uma excelente água. Era uma água genuína. (Falamos disto aqui há não muito tempo atrás. As águas da Vida.) Ali está ele, “Pensar, eu que eu bebi daquilo.”

298 E o seu menor desejo era uma ordem para qualquer homem que ele tinha. Irmão, dois daqueles homens agarraram suas espadas e lutaram através de quinze milhas de filisteus, os golpeando da direita para a esquerda, para conseguir para ele um pouco de água daquele poço. Eles sabiam que ele estava vindo em poder. Sim, senhor. Certa vez, um deles, para salvá-lo, pulou em um buraco e matou um leão, com as mãos. Eles eram guerreiros -- e quando ele veio em poder, você sabe o que ele fez? Ele fez cada um deles reinar sobre determinada cidade.

299 Vêem Cristo ali? “Aquele que vencer governará sobre a cidade.” Os vencedores. . . Hoje quando vemos que Ele está vindo em poder, Cristo governará este mundo. A Alemanha, e os Estados Unidos, e todos devem cair; cada nação deve cair. Os reinos deste mundo se tornarão os reinos de nosso Deus e de Seu Cristo, e Ele governará e reinará sobre eles. Isto é correto.

300 Sabemos que Ele está vindo em poder, então o menor de Seus desejos é uma ordem para nós. Ele quer que eu O represente lá na pequenina Timbuktu, ali onde não há nem cinquenta centavos de dinheiro, onde não há nada, um grupo de pessoas pobres; este é um desejo. Amém.

301 “Você não tem que obter tanto; Ele não tem que fazer isto, apenas deixe- me saber que Ele quer ir.” Amém. Isto é tudo.

302 Se Ele quer que eu faça diferente, aja diferente, como estas irmãs e coisas “se Ele quer que eu faça uma determinada coisa, bendito seja Deus, fazer isto é um privilégio para mim.” Aí esta você, sabemos que Ele virá em poder, não importa o que o mundo diga. Se eu tenho que colocar de lado cada peso e o pecado que tão facilmente me rodeia, deixe-me correr com paciência a carreira que me está proposta. Deixe-me olhar para o Autor e Consumador de nossa fé, Jesus Cristo, vindo em poder.

303 Aqueles “anciãos,” os vinte e quatro anciãos. . . correto. Doze. . . Lá em Apocalipse encontramos isto. No livro de Apocalipse, por volta do capítulo 21, encontramos que a cidade de Jerusalém tinha doze fundamentos. É isto correto? E ela tinha doze portões; que era três em cada lado; três vezes quatro são doze. Exatamente da maneira que o tabernáculo foi colocado no deserto, pois João disse exatamente e viu exatamente a mesma coisa que Moisés viu quando ele estava lá em cima, a mesma coisa que Paulo viu.

304 E agora, observamos que ss doze fundamentos eram nomes dos apóstolos. E os doze portões tinham o nome de cada tribo sobre o portão. Como olhamos para aquilo e vemos aqueles anciãos, as doze tribos, os doze apóstolos, as doze fundações, os doze portões. Oh, que coisa. Tome estes numerais de Deus e você não pode perder isto em parte alguma; ela correrá leve e corretamente em qualquer parte todas as vezes.

305 Esta é a razão (vê você?), nós temos estes seis dias no qual o mundo tem trabalhado, e estamos bem próximos deste sétimo dia agora. Os primeiros dois mil anos Deus destruiu a água -- o mundo com água. No segundo dois mil anos, Cristo veio. Estamos em mil novecentos e sessenta e um, bem às portas, só um tempinho. Oh, veja, Jesus disse: “Agora, isto não percorrerá por todo caminho,” Ele disse: “Porque terei que encurtar a obra. Se não, a bomba atômica destruirá toda a carne. (Vê você?) Por amor aos eleitos Eu encurtarei a obra em justiça, cortarei parte do tempo.) Vejam, então o milênio de mil anos, o grande dia.

306 Enquanto a Igreja tem lutado contra o pecado por seis mil anos, e o sétimo mil é o milênio. Como Deus gastou seis mil anos para construir o mundo, e no sétimo mil ano Ele descansou de todas Suas obras. E a igreja lutará contra o pecado por seis mil anos, e no sétimo mil a Igreja descansa.

307 As vestes brancas que estavam sobre os anciãos é a retidão dos santos. O “branco” significa “integridade.” E porque eles estavam vestidos com mantos mostra que eles eram “sacerdotes ou juizes”, mantos brancos, sacerdotes, juizes, profetas, e assim por diante, (Vêem?), o que eles eram. Eles estavam vestidos de branco, os vinte e quatro anciãos. Ali haverá vinte e quatro anciãos. Ali haverá doze deles para as doze tribos de Israel, os doze apóstolos para a igreja.

308 E eles se assentaram nos tribunais do grande Rei. Recordem, eles estão assentados lá fora, estes estão. E aqui está a Noiva e Cristo assentado em Seu trono, e Sua Esposa assentada com Ele, a Igreja. Os vinte e quatro anciãos. . . os cento e quarenta e quatro mil eunucos do templo ministrando a Ele. Quando Ele se levanta, sua Esposa vai com Ele. Oh, oh, que coisa. Através daquela grande era que está se aproximando, quando todo o pecado e a semelhança do pecado. . .

309 Todos os grandes, excelentes edifícios que as pessoas estão acariciando tanto hoje, todo dinheiro e cobiça, e todo o pecado e mulheres bonitas e homens, seja o que for que eles tentem fazer com seus corpos, alguma outra coisa, é uma armadilha para o diabo para enviar suas almas ao inferno, perecerão e apodrecerão, e os vermes da carne os comerão. E a primeira coisa, os vermes da carne. . . Tudo que eles já foram retornará para o fogo vulcânico para retornar ao nada a não ser radiação e agora cinza vulcânica.

310 Mas em uma destas manhãs, amigo, em uma destas manhãs, quando tudo isto terminar, ela florescerá novamente. Os campos com seus trevos brancos e a -- a fragrância da rosa misturará com o florescer da Árvore da Vida, e Cristo retornará em uma manhã. Quando os grandes pássaros, as pombas, se assentarão nas árvores e cantarão, e ali não haverá mais morte e nem mais tristeza. Cristo e Seus redimidos retornarão para a terra, não pessoas velhas, mas jovens para sempre, imortais nos levantaremos em Sua semelhança; ultrapassaremos o brilho do sol e das estrelas.

Estou destinado àquela linda Cidade
Que Meu Senhor preparou para os Seus;
Onde todos os redimidos de todas as eras
Cantarão “Glória” ao redor do trono branco.

Às vezes sinto saudades do céu
E da glória para contemplar;
Que alegria será quando eu vir o meu Salvador,
Naquela linda cidade de ouro!

311 Como anseio vê-Lo. Oh, eu quero vê-Lo. Estou destinado àquela linda Cidade. João a viu na Ilha de Patmos, descendo como uma noiva adornada para o seu esposo. Um dia quero contemplar a sua glória.
Eu quero vê-Lo, e olhar para a Sua face,
Ali cantaremos para sempre sobre Sua graça salvadora;
Nas ruas da glória deixe-me levantar minha voz;

Todas as preocupações passaram, finalmente o lar, para sempre regozijar.

312 Os pequenos deslizes e escorregões na neve, o pequeno calor e labutas do dia. . . Eu gostaria que minha esposa e a Mabel viessem aqui e cantassem este hino para mim, se eu -- eu pudesse: “As labutas do caminho parecerão nada, quando eu chegar no fim do caminho.” Isto é correto.

313 Eu recordo da noite quando saí da igreja para começar com o trabalho evangelístico, quando todos vocês estavam chorando; não resta nenhum deles, provavelmente uns poucos de vocês aqui. A irmã e o irmão Spencer, e talvez uns -- alguns dos velhos tempos se foram, quando eles choraram aqui. Mas quando o Espírito Santo disse: “Você deve ir.” . . . 314 E eu recordo da minha primeira reunião depois de ter partido por meses, Meda desceu até Jonesboro, a Becky era um bebezinho, desceu até o velho trem Cottonbelt, elas levaram dias para chegar ali. Eu estava de pé ali fora quando ela chegou naquela noite. Tentamos chegar até ao auditório, a três quadras distante, os policiais estavam controlando as ruas assim. As ruas estavam até mesmo abarrotadas. Tiveram que me levar através das ruas e darmos uma volta para entrar no local. Meda disse: “Eles vieram para ouvir você pregar, Bill.”

315 Eu disse: “Não.” Então cantamos:
Eles vêm do leste e do oeste,
Eles vêm das terras distantes,
Para festejar com o nosso Rei, para ceiar como Seus convidados;
Quão abençoados são estes peregrinos!
Contemplando Sua bendita face

Reluzindo com o amor Divino;
Benditos portadores de Sua graça,
Para brilhar como gemas em Sua coroa.
Oh, Jesus em breve está vindo,

Nossas lutas terminarão,
Oh, o que seria se nosso Senhor viesse neste momento
Para aqueles que estão livres do pecado?
Oh, então isto lhes traria alegria,

Ou tristeza e desespero profundo?
Quando nosso Senhor em glória vier,
Nós O encontraremos lá em cima nos ares.

316 Amém. Oh, eu O amo. Trará isto para você tristeza e desespero profundo, ou isto te trará alegria? Quando o nosso Senhor em glória chegar, nós O encontraremos lá em cima nos ares. Com aqueles pensamentos em nossas mentes, vamos inclinar nossa cabeças. O Senhor permitindo, eu terminarei este culto em alguma outra hora.

317 Nosso Pai celestial, oh, eles virão do leste e do oeste; eles virão das terras distantes. Estou pensando naquele grande rapto. As pessoas para as quais preguei na África, Índia e ao redor do mundo, como verei suas faces novamente. Muitas delas chorando, saindo para o avião, e inclinadas nas cercas e gritando e chorando. Eu penso de quando eles saíram com Paulo certa vez, e se ajoelharam e eles oravam. Ele disse: “Estou certo que nenhum de vós. . . Muitos de vocês aqui não verão mais a minha face.” Mas eles virão do leste e do oeste, Eles virão das terras distantes,

Para festejar com o nosso Rei, e ceiar como Seus convidados;
Quão abençoados são estes peregrinos!
Contemplando Sua bendita face (na glória esmeralda)

Reluzindo com a Luz Divina; (Não apenas a luz de uma lâmpada ou a luz de uma vela, mas -- mas a Luz Divina, reluzindo com a Luz Divina)

Benditos portadores de Sua graça,
Para brilhar como gemas em Sua coroa.
Ó Deus, quando a brasa de fogo tocou o profeta,
Deixando-o tão puro o quanto ele podia ficar,
Quando a voz de Deus disse: “Quem irá por nós?”
Então ele respondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”

318 Oh, envie o Anjo nesta manhã, os Querubins com seis asas, como Isaias os viu, voando pelo edifício, clamando: “Santo, santo, santo ao Senhor.” E Isaias o jovem profeta disse: “Sou de lábios impuros, e estou no meio de pessoas impuras, e meus olhos viram a glória do Senhor.” As colunas do templo se moveram. E o Anjo tomou as línguas do altar, e pegou uma brasa de fogo, e a colocou em seus lábios, disse: “Eu limpo os seus lábios. Agora, profetiza, filho do homem.” Envie o Anjo nesta manhã, Senhor, limpe nossos lábios de qualquer impureza. Limpe nossos corações e entre, Senhor. Destrua a vontade própria. Deixe -- que a minha vontade de fato seja a Tua vontade, Senhor. Oh, que Tua vontade esteja em mim, ó Deus. E deixe a mim e a minha igreja e meu povo ser teu, ó Senhor. Nós nos entregamos a Ti.

319 E como o poeta seguiu dizendo, Pai: Milhões agora em pecado e opróbrio, estão morrendo; (Lá na África, lá embaixo na Índia, ao redor do mundo, milhares por hora, Te encontrando sem Te conhecer)

Milhões agora em pecado e vergonha estão morrendo; (Todavia, Deus, isto dilacera minha alma em pedaços ao pensar nisto.)
Ouça seu triste e amargo clamor;
Apresse irmão, apresse para o refúgio;
Responda rápido: “Mestre, eis-me aqui.”

320 Conceda isto, Senhor, conceda isto novamente. Já cometi todos os tipos de erros, Pai, neste ano passado; eu oro para que Tu me perdoes por eles. E neste ano novo, Senhor, unja-me novamente. Deixe-me ir até aqueles milhões que estão distantes, assentados em pecado e opróbrio, que estão morrendo, traga para eles esta grande revelação da Tua verdade, traga para eles a unção do Espírito Santo; que naquele dia eles possam vir do leste e do oeste, reluzindo como gemas em Tua Coroa. Ajuda-me, Senhor, a descer e explorar e desenterrá-los do chão, do pó da terra, da sujeira e da imundície em que eles estão vivendo. E deixe-os ver um Deus santo que os faz ficar limpos e viverem como cristãos, santificados e puros diante de Ti; se afastando do mal, de todos os tipos de diversões mundanas, e se voltando para um Deus vivo, fazendo-os representantes do Teu Reino para aquele grande dia.

321 Santifique esta igrejinha nesta manhã, Senhor. Santifique cada pessoa aqui com o Teu Espírito, e deixe o Espírito Santo entrar em seus corações, em cada um de nós. Revigore neles o Espírito o Qual já abriu os seus corações através da própria vontade deles, que têm negado sua própria vontade e têm vindo para conhecer a Tua vontade.

322 Aqueles que são jovens, Senhor, muitos deles são apenas bebezinhos, como Tu os aconchegaste em Teus braços. Como uma mãe cuida de seus pequeninos, enxugando as lágrimas de seus olhos e -- e dando-lhes coisas especiais porque ela os ama. É assim que Tu amas Teus pequenos recém- nascidos, Senhor. Eles não podem andar ainda; eles não podem nem mesmo falar. A única coisa que eles podem fazer é chorar e olhar para a mamãe. Ó Deus, segure-os em Teus braços, carinhosamente, como carneirinhos, e guia-os até se tornarem maduros para poder andar. Guia-os, Senhor, através da trajetória do culto. Conceda isto.

323 Perdoe-nos de nossos pecados, como nós perdoamos aqueles que pecaram contra nós. Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre, no Nome de Jesus Cristo. Amém.

324 Deus te abençoe. Eu confio que o Senhor tenha feito algo por você nesta manhã para fazer você começar o ano novo sobre esta coisa, que você ama Jesus Cristo, e um dia você deseja vê-Lo e amá-Lo e viver com Ele para sempre. É meu desejo que nenhum de vocês se perca, que cada um de vocês seja salvo e cheio com o Espírito Santo, e seja preservado até o dia de Sua vinda, porque eu creio que será breve.

Agora, retorno o culto ao irmão Neville.
******************************************************************************
APOCALIPSE, CAPÍTULO QUATRO - 2ª PARTE
Os Vinte e Quatro Anciãos

Nº 213
Esta mensagem foi pregada pelo irmão William Marrion Branham, no dia 1º de janeiro de 1961, em Jeffersonville - Indiana - U.S.A.
---------------------------------------------------------- E esta tradução ao português foi publicada em março de 2003 pela “A Palavra Original.”

TABERNACULO FE PERFEITA

RUA LAERCIO AMBROSIO N° 201-JARDIM VASSOURA I-FRANCISCO MORATO SP
CULTOS AS SEXTA 19:30 E AOS DOMINGOS A 19:00

Insira o conteúdo de apoio aqui